Como inovação e qualidade sustentam a produção cearense de camarão
Aquicultura

Como inovação e qualidade sustentam a produção cearense de camarão

Hegemonia cearense na produção de camarão é suportada por uma combinação de elementos que juntos, garantem a liderança do Estado no País

30 de agosto de 2024

arroba publicidade

A expansão de produtores no Ceará tem motivado a criação e expansão de laboratórios de pós-larvas, fábricas de ração de outras empresas de insumos básicos e soluções de produtos na atividade. Associadas às inovações tecnológicas, diversas empresas têm se estabelecido em diferentes etapas da cadeia, de modo a conectar os elos da produção.

Em terras cearenses

Desde sua chegada a Acaraú (CE) em 2001, a Aquasystem, por exemplo, tem sido uma das empresas que mudaram sua história graças à carcinicultura cearense. "Nós viemos em 2001 e eu percebi que o camarão tinha um futuro promissor. Desenvolvemos tecnologias inovadoras que não existiam aqui, e as pessoas ficaram impressionadas com a eficiência dos equipamentos", relembra o sócio-diretor Maurício Dorigatti. A empresa nasceu em Campinas (SP) e, segundo Dorigatti, introduziu bombas flutuantes em 2002, que ganharam o mercado ao eliminar a necessidade de construções caras e complicadas em áreas de mangue, além de facilitar o cumprimento das regulamentações ambientais. 

A iAqua é outra fornecedora de soluções para a carcinicultura, fundada em 2008, que começou suas operações em Botucatu (SP) e apenas em 2013 se estabeleceu no Nordeste, inicialmente em Natal (RN) - à época o maior produtor de camarão do Brasil. Observando o crescimento significativo do mercado cearense, a empresa abriu filiais em Aracati (CE), em 2014, e, posteriormente, em Acaraú (CE). Alfredo Freire, sócio-diretor, ressalta que o diferencial está na extensa gama de soluções para a carcinicultura, com mais de 300 produtos. “Temos quase tudo que o produtor precisa para melhorar seus resultados zootécnicos”, afirma Freire. Conforme ele, a empresa se destaca pelo dinamismo e inovação, incorporando novas tecnologias como biorremediadores e suplementos inovadores. "O 'i' de iAqua representa internet, conectividade e inovação no mundo digital. Nossa proximidade com o cliente é um dos nossos maiores trunfos."

Já a Samaria Rações, parte do Grupo Samaria, um dos maiores produtores de camarão do País, tem na verticalização um dos pilares da estratégia de crescimento. Com fazendas e laboratório de pós-larvas no Rio Grande do Norte e Ceará, a aquisição das fábricas de ração veio para completar essa integração. Maracanaú (CE) abriga a principal unidade fabril que produz a alimentação desses animais - a outra unidade da empresa é em Goiana (PE). Juntas, as duas unidades produzem cerca de 7 mil toneladas de ração por mês. 

Com instalações e equipamentos modernizados, as unidades atendem à demanda das fazendas do grupo e de produtores do Nordeste e outras regiões do Brasil. "O processo para a ração do camarão triplicou só na unidade de Maracanaú, que produz cerca de 6 mil toneladas por mês", destaca Marcelo Simão, gerente geral da Samaria Rações. Ele explica que a empresa adota uma abordagem de "nutrição de precisão otimizada", ajustando a alimentação conforme as condições de cada ecossistema. "Durante mais de 30 anos, a indústria produzia ração padrão, sem observar as particularidades de cada ambiente. Nossa proposta é diferente. Sentamos com os produtores para entender as necessidades específicas de cada viveiro", afirma. Para ele, essa abordagem é um dos motivos que justificam a ascensão da empresa no setor. “Tirando as fazendas do grupo, a gente já ‘morde’ cerca de 45% de market share”, destaca. 

Nem tudo é tão bom assim

Apesar das inovações e do crescimento da carcinicultura cearense e da aposta na ampliação, a atividade ainda enfrenta questões delicadas, como a instabilidade no fornecimento de energia. Focada no problema, a Aquasystem desenvolveu uma parceria com a WEG para criar soluções contra oscilações de energia e responder às preocupações com a sustentabilidade e a eficiência. "Estamos investindo em quadros de comando e motores mais protegidos para evitar queimaduras e falhas, que são comuns devido à má qualidade da energia fornecida", explica Maurício Dorigatti.

Na iAqua, apesar de também precisar lidar com esses desafios, Alfredo Freire completa que o surgimento de “empresas aventureiras” tem gerado preocupações. “Elas não têm muito compromisso com o setor, tanto de produtos quanto de serviços e isso é algo que o produtor deve avaliar, especialmente no Ceará, que tem muitos produtores novos. O Estado está crescendo rapidamente, mas de forma desordenada. Ainda tem muita gente nova entrando e muitas empresas novas se aproveitando disso.”

Embora o cenário de desenvolvimento seja inevitavelmente desafiador, o crescimento da carcinicultura cearense ainda tem impulsionado diretamente o avanço em efeito cascata dessas  empresas. Com aposta contínua na inovação, a Aquasystem já planeja o lançamento de bombas flutuantes de alta potência enquanto passa por expansão para uma nova sede em Acaraú, em um galpão de 1.800 m² e 5.000 m² de área livre para estoque. "Estamos sempre em busca de eficiência. Nossas novas bombas fornecem mais água com menos consumo de energia, impactando diretamente no custo de produção", destaca Maurício Dorigatti.

Para Alfredo Freire, o futuro da empresa também deverá acompanhar a atividade, o que pode incluir novas estruturas e planos de expansão em áreas de maior produção. “Estamos sempre avaliando novos polos de produção de camarão e a viabilidade ou não de nos estabelecermos fisicamente”, comenta. 

Já a Samaria, enquanto tem desenvolvido novos produtos nutricionais, deve continuar a expandir suas operações. "Estamos em startup de uma nova fábrica e em um projeto de ampliação para uma nova peletizadora. A genética do camarão melhorou muito após a mancha branca e as fazendas estão aumentando a densidade. Sendo assim, esperamos um aumento no consumo", finaliza Marcelo Simão.

Essa matéria é o Texto 2 da série "Ceará, o líder absoluto na carcinicultura brasileira" e integra a matéria de capa da Seafood Brasil #54. Clique aqui e leia na íntegra.

 

Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!

 

Créditos imagem: Seafood Brasil

Aquasystem, aquicultura, aquicultura familiar, carcinicultura, iAqua, pesca artesanal, piscicultura, produtos alimentícios, Samaria Rações, Seafood Brasil 54, Selo Arte

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3