Confiança do consumidor traz boas projeções a bares e restaurantes
Resultados do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em abril traz novas perspectivas para estabelecimentos de alimentação fora do lar
04 de abril de 2025
O setor de bares e restaurantes inicia abril com expectativas otimistas, impulsionado pelo aumento do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após três meses consecutivos de queda, em resumo, o ICC registrou alta de 0,7 ponto em março, atingindo 84,3 pontos. Esse avanço sinaliza um possível crescimento na movimentação dos estabelecimentos de alimentação fora do lar.
Um dos fatores que pode estimular esse cenário é a nova modalidade de crédito consignado baseada no FGTS, que pode injetar até R$ 100 bilhões na economia nos primeiros meses de vigência, segundo o Ministério do Trabalho. Além disso, a inflação mais controlada e o feriado prolongado de abril, que inclui a Semana Santa e Tiradentes, devem contribuir para um aumento no consumo.
Em síntese, o primeiro semestre é um período estratégico para bares e restaurantes, com datas comemorativas que tradicionalmente impulsionam as vendas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Sendo assim, com o crescimento da confiança do consumidor, a expectativa é que os brasileiros estejam mais dispostos a gastar, favorecendo o setor.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, esses fatores são fundamentais para o crescimento do segmento. "Temos boas expectativas com a melhora na confiança do consumidor e esperamos um aumento nas vendas. A ampliação do crédito também abre novas oportunidades para os empreendedores investirem e expandirem seus negócios", avalia.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagem: Canva
Abrasel, bares, confiança, consumidor, estabelecimentos de alimentação fora do lar, food service, ICC, Índice de Confiança do Consumidor, restaurantes