Confira a cobertura completa da Aquishow Brasil 2022
Aquicultura

Confira a cobertura completa da Aquishow Brasil 2022

Encontro concretizou as expectativas do setor em relação ao retorno dos grandes eventos presenciais

28 de julho de 2022

Foi de braços abertos que São José do Rio Preto (SP) recebeu a 11ª Aquishow Brasil. Realizada pela primeira vez fora de Santa Fé do Sul (SP), o evento aconteceu de 24 a 27 de maio e foi acompanhado presencialmente por cerca de 6 mil pessoas, entre visitantes e expositores de todas as regiões do País.
 
Ao todo, a edição 2022 movimentou em torno de R$ 130 milhões entre negócios fechados e orçamentos, o que corresponde a um crescimento de mais de 100% em relação a 2019. Durante os quatro dias, o público pôde contemplar palestras, torneios, premiações,
visita técnica e a tradicional feira de produtos e serviços.
 
Novamente, a organização do evento foi realizada pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP). A feira contou ainda com a co-organização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IPAPTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 
Conforme Marilsa Fernandes, diretora da PeixeSP e do evento, depois de dois anos sem ter sido realizada e considerando a mudança de cidade, o resultado final é considerado “o melhor possível”. “O evento ficou cada vez mais caracterizado como do segmento produtivo. Nós relacionamos mais de 20 países presentes e pessoas de todas as regiões do Brasil, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Muitos negócios foram realizados e a gente já está trabalhando para o evento de 2023”, fala.
 
“Estamos vivendo um momento de retomada econômica pós-pandemia e mudamos de sede nesta edição. Foram muitas mudanças, mas o resultado positivo veio”, comemora Emerson Esteves, também da organização da feira.
 
A edição 2022 também teve apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (ACIRP) e do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além do patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
 
À espera dos bons tempos 
 
De fato, a Aquishow Brasil 2022 concretizou as expectativas do setor em relação ao retorno dos grandes eventos presenciais, o que ficou evidente ainda na cerimônia de abertura, que reuniu uma grande quantidade de lideranças setoriais, autoridades federais, estaduais e municipais, empresas, universidades e estudantes na terça-feira (24).
 
Durante a cerimônia, o secretário da Aquicultura e Pesca (SAP), Jairo Gund, manifestou otimismo ao apresentar uma perspectiva da piscicultura nacional quando comparada às outras atividades do agronegócio brasileiro que já estão consolidadas. “Das atividades do agronegócio que mais estão crescendo, não tenho dúvida nenhuma que ela [aquicultura] será a que mais irá se destacar.”
 
Entre os presentes na abertura, estavam o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro; a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Marina Bragante; e o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.
 
Outros nomes já conhecidos do setor também marcaram presença, como Itamar Rocha, da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Francisco Medeiros, da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e Eduardo Lobo, da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca). 
 
No entanto, um elemento foi constante nos estandes das empresas: as boas expectativas com o futuro do setor. “Estamos muito felizes aqui na Aquishow. Muita gente e muitas conversas sobre negócios demonstram que o mercado está reagindo”, fala João Manoel Cordeiro Alves, gerente de Aquacultura da Guabi.
 
Felipe Amaral, um dos diretores do grupo Amor Amaral, lembra que nesses dois anos, o mercado ficou um pouco conturbado e a economia no Brasil piorou um pouco. “No entanto, foi percebido que o brasileiro está comendo mais peixe”, comenta. “Por isso, aqui na Aquishow, vejo com bons olhos que daqui para frente, a produção de tilápia e o consumo de pescado no Brasil vai aumentar.”
 
Ainda na onda otimista, Lucas Granuzzo, brand manager da Aquabel do Brasil, acredita que a Aquishow ajuda o mercado a passar por esse momento delicado com mais esperança. “Acreditamos no início de crescimento e uma retomada do ritmo de produção no segundo semestre para equilibrar os volumes, tanto de povoamento como em venda de animais prontos.”
 
 
Confira a cobertura completa da Aquishow Brasil 2022 na Seafood Brasil #44. Clique aqui.
 
Créditos: Divulgação

Apta, aquicultura, Aquishow Brasil, Eventos, feiras, IP, Marilsa Fernandes, Peixe SP, piscicultura, Sebrae

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3