Consumidor no Brasil é o mais saudável do mundo, diz GfK
Alimentos com fonte de Ômega 3, como o pescado, não faltam na refeição de 60% de consumidores no Brasil, enquanto no mundo essa fatia é de 40%
08 de maio de 2017
A conclusão consta em estudo da GfK apresentado durante o evento em parceria com a Kantar Worldpanel, Nielsen e IBOPE. Segundo o documento, os alimentos incluídos ativamente na dieta dos brasileiros têm forte presença de vitaminas, minerais, fibras, Ômega 3 e proteínas.
Itens enriquecidos com vitaminas e minerais, por exemplo, são consumidos ativamente por 65% dos entrevistados no Brasil, enquanto a média global é de 51%, informa a pesquisa. Já os produtos ricos em fibras estão presentes em 61% dos carrinhos de compras no País, contra 53% no mundo.
Alimentos com fonte de Ômega 3, como o pescado, não faltam na refeição de 60% de consumidores no Brasil, enquanto no mundo essa fatia é de 40%. Outros itens tidos como “saudáveis” pelo estudo, tais como alimentos ricos em proteína (54%), orgânicos (49%) e livre de transgênicos (28%), em comparação com a média global (46%, 46% e 27%, respectivamente), “reforçam que o brasileiro é o consumidor mais saudável do mundo quando o assunto é comprar nos supermercados”, diz a empresa.
Outra conclusão apresentada na ocasião é uma dualidade entre um consumidor mais engajado em suas escolhas, mas com pressão no bolso. A Nielsen defende que a troca por marcas mais baratas dentro dos supermercados foi o último passo adotado pelo brasileiro para driblar esse cenário desafiador.
Entre as principais características de comportamento percebidas de um modo geral, estão: 42% dos entrevistados migraram para marcas mais baratas; 22% reduziram o gasto no supermercado e consumiram menos, mas sem trocar marcas; 7% retraíram a alimentação fora do lar ou lazer; enquanto que 5% diminuíram gasto com vestuário e bens duráveis.
Acompanhe todas as tendências apresentadas na feira na cobertura completa da edição #19 da revista Seafood Brasil, que circula em junho.
alimentação saudável, APAS, GFK, Ibope, Kantar, Nielsen