Convênio entre ApexBrasil e Abipesca é renovado e mira exportações
Novo ciclo do Brazilian Seafood prevê R$ 12 mi em investimentos e amplia ações para consolidar a presença do setor em mercados estratégicos
02 de dezembro de 2025
A ApexBrasil e a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) renovaram, na última quarta-feira (26), em Brasília, o convênio que sustenta o projeto setorial Brazilian Seafood, iniciativa voltada à internacionalização da indústria nacional de pescado - na ocasião, a cerimônia marcou também os 10 anos da Abipesca. As informações são da própria ApexBrasil.
Com a assinatura da segunda fase do acordo, válida até 2027, estão previstos R$ 12 milhões em investimentos, divididos igualmente entre ApexBrasil e Abipesca. Na etapa anterior, entre 2023 e 2025, em resumo, foram aplicados R$ 8,88 milhões, o que contribuiu para o melhor desempenho do setor em 15 anos.
Durante o evento, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou o potencial brasileiro e defendeu políticas públicas mais robustas para impulsionar a atividade. Segundo ele, embora o Brasil produza, em média, 223 milhões de toneladas de pescado, ainda há grande espaço para avançar. “O valor deste convênio ainda é pouco diante de um setor responsável por alimentar boa parte da população do mundo. Temos potencial para muito mais”, afirmou.
Os resultados já alcançados pelo Brazilian Seafood comprovam esse potencial. Enquanto em 2010 as exportações brasileiras somavam US$ 30 milhões, em 2024, elas chegaram a US$ 150 milhões. Apesar do salto, a participação do País no mercado global permanece modesta, representando cerca de 0,12% de um universo estimado em US$ 120 bilhões — cenário que reforça a necessidade de expansão.
Para o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, o novo ciclo representa um momento histórico. “Com o apoio da ApexBrasil, conseguimos resultados expressivos e o setor teve o melhor desempenho dos últimos 15 anos. Agora, temos condições de avançar ainda mais. Nosso foco é consolidar o pescado brasileiro em mercados estratégicos, como Estados Unidos e China”, destacou.
Entre as ações previstas para essa fase, estão a participação em grandes feiras internacionais — como a China Fisheries & Seafood Expo — e iniciativas voltadas à abertura e ao fortalecimento de mercados mapeados como prioritários pela ApexBrasil.
Créditos imagens: Canva
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