Cooperativa Lar inicia operação de unidade de tilápias no Paraná
A unidade possui capacidade para processar 12 mil tilápias por dia, resultando em 60 toneladas de produto final por mês
09 de abril de 2025
Sediada na cidade de Medianeira (PR), a Lar Cooperativa Agroindustrial deu início às atividades na piscicultura com a operação da Unidade Industrial de Peixes (UIP) em São Miguel do Iguaçu, no oeste paranaense. Em resumo, a estrutura, adquirida da Frimapar em fevereiro deste ano, já estava em funcionamento há 5 anos e agora, será administrada integralmente pela cooperativa.
Em síntese, a planta conta atualmente com capacidade para o abate diário de 12 mil tilápias, resultando em 60 toneladas mensais de produto acabado. Além disso, a unidade emprega 98 colaboradores e, segundo a própria cooperativa, serão investidos R$ 5 milhões em 2025 para ampliar a capacidade de produção para 110 toneladas mensais. Sendo assim, o número de empregados também deve crescer, atingindo 180 profissionais até o segundo semestre do próximo ano, de acordo com a Lar Cooperativa.
A cooperativa ainda destaca que a sua entrada no setor de piscicultura integra um plano de expansão, que prevê investimentos superiores a R$ 1 bilhão nos próximos 10 anos. Em resumo, o planejamento inclui a construção de um frigorífico em Missal (PR), com capacidade para abater 420 mil tilápias por dia, além de uma fábrica de ração e infraestrutura para alevinagem. Sendo assim, a expectativa é alcançar 30,8 mil toneladas anuais de produtos acabados, integrar 350 produtores e gerar 500 empregos diretos.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos da imagem: Canva
Indústria, Lar Cooperativa Agroindustrial, Paraná, piscicultura, tilápias