Ela vem aí! 21ª Semana do Pescado começa na próxima semana, dia 01/09
Campanha acontece entre 01 e 15/09 e visa mais abrangência para continuar fortalecendo a pesca e aquicultura através do consumo de pescado
28 de agosto de 2024
A Semana do Pescado, considerada pelo varejo como a “segunda Quaresma” justamente por ter o objetivo de aumentar o consumo de peixes, crustáceos, moluscos e demais frutos do mar e derivados em todo Brasil, está marcada para acontecer entre os dias 01 a 15/09.
E para continuar fortalecendo a pesca e a aquicultura, a campanha contará novamente não só com o envolvimento de milhares de pessoas na cadeia produtiva, mas também ações de engajamento para movimentar a economia em todo território brasileiro. Por isso, nesta edição, a campanha conta mais uma vez com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que é criador da Semana do Pescado (2003) e responsável pelo incremento pesqueiro no ano.
Durante os 15 dias de campanha, os setores produtivos promoverão ofertas de peixes e frutos do mar para impulsionar a indústria, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres e pontos de venda (atacado e varejo), tudo para chegar ao consumidor final – ano passado, a iniciativa registrou um aumento de 35% em vendas no Brasil com adesão integral de estados e Distrito Federal (veja mais aqui).
"A Semana do Pescado consolida-se como uma importante agenda para o fomento do consumo de peixes e frutos do mar no Brasil, somando-se à Semana Santa e às festividades de final de ano, quando os peixes e frutos do mar fazem parte da cultura familiar. Em 2023, com a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura, pudemos integrar ações com diversas instituições públicas e privadas focadas na conscientização do consumo saudável do pescado, com resultados positivos. Importante destacar o incentivo e fortalecimento dessa cadeia no desenvolvimento socioeconômico, bem como o compromisso do Ministério com a segurança alimentar e nutricional", comenta o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
Novidades para a edição deste ano
Em 2024, a campanha terá mais abrangência com várias ações para aumento da adesão de todas as cidades brasileiras, sempre respeitando a pluralidade da cadeia produtiva nacional - de pequenos pescadores artesanais a grandes indústrias e pontos de comercialização. Por isso, faz parte das metas desta edição reunir toda cadeia produtiva para ampliação permanente do consumo de pescado no varejo e food service brasileiro.
Outro ponto da campanha deste ano é também envolver sociedade civil com ações educativas em escolas e universidades públicas e privadas, instituições de fomento à pesquisa, doação de pescado para projetos e ONG que cuidam de comunidades carentes, além da promoção de eventos gastronômicos em bares e restaurantes como Fish Week (pratos especiais de pescado a preços atrativos durante primeira semana de setembro).
“Neste ano, o lançamento inédito da Semana do Pescado na ExpoMar [maior evento de pesca e maricultura do País] teve presença de mais de 2 mil pessoas. A expectativa para este ano é de um aumento de mínimo de 30% no comércio em relação ao período normal", comenta o ex-ministro da aquicultura e pesca e Presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin.
Nesta 21ª edição, a Coordenação Nacional é formada por: Altemir Gregolin (Ex-ministro da aquicultura e pesca e Presidente do IFC Brasil), Ana Paula do Nascimento (SIPESP/SP), André Medeiros (SEDEICS/RJ), César Calzavara (Consultor na Calzavara Qualidade de Pescado), Denis Faria (SEBRAE/RO), Jaqueline Corradi (ACRIPAR/RO), Juliana Galvão (ESALQ/USP), Meg C. Felippe (FRESCATTO/RJ) e Roberto Imai (Presidente do SIPESP - FIESP/SP).
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Créditos imagem: Shutterstock
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