Empanados e air fryer no foco das estratégias das marcas de pescado
Varejo

Empanados e air fryer no foco das estratégias das marcas de pescado

Busca por conveniência, praticidade e saúde sem abrir mão do sabor tem crescido nos últimos anos

01 de agosto de 2024

A busca por conveniência, praticidade e saúde sem abrir mão do sabor tem crescido nos últimos anos, provocando o surgimento de diversos produtos na indústria de alimentos e motivando a ascensão dos produtos para as cada vez mais populares air fryers. No Brasil, nos últimos meses, as marcas de pescado têm apostado fortemente na diversificação de seus portfólios, apresentando opções variadas de empanados, como nuggets, e outros produtos focados nas fritadeiras elétricas. Essa tendência ficou evidente na Apas Show 2024, realizada em maio, em São Paulo, onde foram lançadas inúmeras novidades no segmento.
 
As fritadeiras elétricas estão conquistando muitas pessoas pelo mundo, como destaca um artigo do Food Navigator Europa. Uma pesquisa da Nestlé revela que, nos EUA, cerca de 60% das famílias possuíam o aparelho eletrônico em 2023, e esse uso também está em ascensão nos lares europeus com estimativa de incremento de 8,9% neste ano. Além da conveniência e do apelo à saúde com a redução do uso de óleos de cozinha, esse salto é impulsionado por fatores como a redução do tempo médio na cozinha e a diminuição do gasto de energia em comparação aos fornos tradicionais.
 
As recentes apostas das marcas brasileiras
 
Com pouco tempo de atuação no setor de pescado, mas com uma estratégia cada vez mais agressiva, a GTFoods, por exemplo, por meio de sua marca Canção, fez lançamentos focados na expansão dos empanados. Rafael Tortola, CEO da empresa, destacou o lançamento do filé de tilápia empanado e das iscas de tilápia empanadas, ambos feitos com 100% de filé de tilápia e embalagens de 600g e 400g, respectivamente. "Esses produtos são de fácil preparo, pré-cozidos e com mais praticidade. Pensamos ele para a família brasileira", afirmou Tortola.
 
Fundada em 2024, a Marchef Pescados veio com uma proposta diversificada de produtos que também apostam na variedade de empanados como filé de tilápia, anéis de lula e camarão butterfly, além da linha de produtos em ATM (atmosfera modificada) como tentáculos de polvo, kit paella e camarão. "Nossa proposta é trazer inovação para o mercado de pescado, com produtos que oferecem praticidade e qualidade tanto para o varejo quanto para o food service", revelou Rafael Pedrosa, diretor da Marchef.
 
Os empanados também estiveram em destaque na Mar & Rio Pescados, que aproveitou o evento para anunciar a reformulação das embalagens, agora em pacotes de 350 g, como conta Rodrigo de Paulo, supervisor de vendas. "Estamos trazendo camarão empanado com calda, camarão empanado totalmente descascado, anéis de lula, tiras de tilápia e panga. Seguindo essa mesma linha, temos o camarão recheado com catupiry, que seria um produto mais premium. Todos eles são pré-fritos e podem ser finalizados na air fryer", explicou. Além disso, a empresa lançou uma linha de produtos de jacaré, incluindo linguiça pura e mista, coxa, espetinho e jacaré inteiro eviscerado. "Esses produtos já existiam, mas agora vêm em uma nova embalagem também", finalizou.
 
Márcio Ortega, diretor comercial da Fênix, da Baita Alimentos, contou que a empresa especializada em empanados apostou em dois lançamentos: "Estamos lançando o panga empanado e a lula empanada, ambos produtos full cook, prontos para esquentar na air fryer", explicou Ortega. Conforme ele, a escolha do panga empanado como novidade reflete a estratégia da Fênix em criar produtos únicos. "A Fênix sempre procura inovar e neste ano, vamos apostar bastante nesses dois produtos", comentou o diretor.
 
Já os Maritos da Noronha Pescados chegaram ao mercado em pacotes de 300g e, como destaca a publicação da marca no Instagram, "os empanadinhos Maritos são opções deliciosas para introduzir os peixes na alimentação das crianças. Têm sabor suave, não contêm espinhas, possuem formatos divertidos, além de serem super práticos de preparar." Na Apas deste ano, a Noronha Pescados apresentou seus novos produtos no estande do Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI).
 
Alexandre Lachi, gerente de marketing da Copacol, destacou a nova oferta da empresa: “Estamos trazendo para a feira o novo Fishggets, uma forma diferente de comer tilápia.” A novidade vem em pouches de 275 g ou 700 g e é uma evolução do “Fishggets” lançado em 2012, que envolvia formatos como estrela e peixinhos. Agora, o formato é apenas em peixes. “O objetivo é aumentar o consumo de tilápia. Desta forma, acreditamos que iremos alcançar o público mais jovem, até infantil, de uma forma muito mais legal de comer a tilápia Copacol”, completou Lachi.
 
 
Matéria atualizada em 2/8/24.
 
A cobertura dos estandes de pescado na Apas Show 2024 está disponível na Seafood Brasil #54. Clique aqui e leia gratuitamente.
 
Créditos da imagem: Canva

As fritadeiras elétricas, aliás, estão conquistando pessoas pelo mundo, como destaca um artigo do Food Navigator Europa. Uma pesquisa da Nestlé revela que, nos EUA, cerca de 60% das famílias possuíam o aparelho eletrônico em 2023, e esse uso também está em ascensão nos lares europeus com crescimento estimado em 8,9% neste ano. Além da conveniência e do apelo à saúde com a redução do uso de óleos de cozinha, esse salto é impulsionado por diversos fatores, como a redução do tempo médio na cozinha e a diminuição do gasto de energia em comparação aos fornos tradicionais.

Copacol, GTFoods, GTFoods, mar, mar, Marchef Pescados, Marchef Pescados

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3