Exportações da piscicultura nacional crescem 4,4% em 2020, diz Embrapa
Indústria

Exportações da piscicultura nacional crescem 4,4% em 2020, diz Embrapa

Em 2020, o total exportado pelo Brasil envolveu U$ 11,690 milhões

10 de fevereiro de 2021

A piscicultura brasileira apresentou crescimento de 4,4% nas exportações de 2020 com relação ao ano anterior, de acordo com levantamento da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).
 
Segundo o material, que pode ser acessado na íntegra aqui, mesmo com queda no quarto trimestre do último ano comparando-se com o terceiro trimestre, no acumulado de todo o ano o país exportou mais peixes que em 2019. Esse é um dos dados divulgados em informativo que vem, desde o início de 2020, acompanhando o comércio exterior da piscicultura brasileira.
 
Segundo o coordenador do trabalho, o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura Manoel Pedroza, “existe uma tendência de crescimento das exportações da piscicultura nos próximos anos. Desde 2017, as exportações vêm crescendo em taxas superiores a 20% ao ano. A menor taxa de crescimento em 2020 (4,4%) foge da padrão verificado nos últimos quatro anos e tem relação direta com a pandemia do novo coronavírus e seus efeitos”.
 
 
 
Em 2020, o total exportado pelo Brasil envolveu U$ 11,690 milhões. No ano anterior, o volume movimentou U$ 11,197 milhões. A tilápia permanece como a principal espécie exportada, com mais de 88% do volume ao longo de todo o ano passado. Os curimatás e o tambaqui vêm na sequência; juntos, foram responsáveis por quase 10% das exportações.
 
Os Estados Unidos, no último trimestre de 2020, foram o principal destino das exportações brasileiras da piscicultura, com US$ 1,44 milhão gastos, basicamente com tilápia. O volume no entanto, foi 20% menor do que o verificado no trimestre anterior.
 
O segundo maior importador de produtos da piscicultura brasileira, de outubro a dezembro, foi o Chile, que também apresentou queda considerável em relação ao trimestre compreendido entre julho e setembro: 25%.
 
Créditos da imagem: Flickr

curimatás, Embrapa, exportações, Manoel Pedroza, Peixe BR, piscicultura, tambaqui, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3