Exportações de tilápia do Brasil sob pressão com nova tarifa dos EUA
Aquicultura

Exportações de tilápia do Brasil sob pressão com nova tarifa dos EUA

Medida anunciada por Donald Trump afeta diretamente o principal destino da espécie produzida no País

11 de julho de 2025

Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto já causa apreensão no setor de pescado nacional. E um dos impactos mais imediatos deve recair sobre a tilápia, uma das protagonistas das exportações brasileiras de pescado.

Com 10.822 toneladas embarcadas apenas em 2024, a espécie gerou uma receita de US$ 53,4 milhões — sendo 97% destinadas aos EUA. “O impacto é significativo, haja vista que os Estados Unidos são o maior importador de filé de tilápia do mundo e nosso principal cliente”, afirmou Francisco Medeiros, diretor-presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).
 
No geral, as exportações brasileiras de pescado atingiram 64,6 mil toneladas no ano passado e a participação dos norte-americanos já alcança 46,9%. Em valor, a transação de pescado do Brasil com os EUA atingiu US$ 223,6 milhões, segundo dados do Painel do Pescado divulgados na Seafood Brasil #57.
 
Distribuição por espécies/kg 2023x2024
 
Desconsiderando o grupo diversificado com "Outras Espécies", que representa mais da metade dos volumes, a tilápia liderou as exportações brasileiras em 2024.
 
Conforme ele, o caminho para que a situação seja reavaliada ou revertida envolve articulação diplomática. “O governo brasileiro tem que começar a fazer relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos, pois desde a posse do presidente Trump isso ainda não ocorreu”, diz Medeiros.
 
Além do cenário desafiador com os EUA, Medeiros lembra da ausência do pescado brasileiro em outro mercado estratégico: a União Europeia. “Atualmente o Brasil exporta para mais de 40 países, porém o segundo maior mercado é a União Europeia e desde 2018, em função de não conformidades em barcos de pesca, estão suspensas as exportações e o governo brasileiro ainda não conseguiu equacionar essas não conformidades”, finalizou.
 
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!
Créditos da imagem: Canva
 

Brasil, EUA, exportações, Francisco Medeiros, PeixeBR, pescado, Tarifaço, tilápia, Trump

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3