Fenacam 22 chega a 18ª edição e quer superar realizações anteriores
Até a sexta-feira (18), são aguardados cerca de 5.000 visitantes no Centro de Convenções de Natal (RN)
17 de novembro de 2022
Na noite desta terça-feira (15) foi realizada a cerimônia de abertura da 18ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 22) que reuniu diversas lideranças setoriais, políticas, empresas, instituições educacionais e produtores no Centro de Convenções de Natal (RN). Até a sexta-feira (18), são aguardados cerca de 5.000 visitantes no evento que conta com mais de 200 empresas expositoras (nacionais e internacionais).
A Fenacam22 representa a carcinicultura brasileira e chega a mais uma edição com promessas de superar as realizações anteriores, como pontou em seu discurso de abertura o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha. Conforme ele, ao longo das 17 edições realizadas foram enfrentados muitos obstáculos, mas somente por causa da pandemia da Covid-19 que houve a suspensão da feira no ano de 2020. “Embora a Fenacam 2021 tenha sido de um movimento de júbilo de elaborações, não se compara com as expectativas para a presente edição de 2022", diz.
Rocha ainda frisou o contínuo crescimento da carcinicultura ao longo dos últimos anos, onde segundo ele, o camarão marinho cultivado no Brasil passou de 60 mil toneladas em 2016 para 120 mil toneladas em 2021, com projeções apontando para 150 mil toneladas em 2022 e 180 mil toneladas em 2023.
Ampla programação
A programação da Fenacam 22 contempla o XVIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; XIV Simpósio Internacional de Aquicultura; XVII Festival Gastronômico de Frutos do Mar; XVII Sessões Técnicas e Científicas – Aquicultura e Carcinicultura e a XVII Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura.
A realização dos eventos técnicos – científicos e empresariais conta com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, que abordam os mais variados e atualizados temas da carcinicultura e da aquicultura, brasileira e mundial. Adicionalmente, também está sendo realizadas Sessões Técnicas, com a apresentação de centenas de trabalhos técnico-científicos.
Já a XVIII Feira Internacional de Equipamentos Produtos e Serviços para Aquicultura recebe a participação de empresas nacionais e internacionais, representando os principais segmentos de tecnologias, produtos, insumos e serviços de apoio à exploração comercial do cultivo de camarões, peixes, moluscos e demais organismos aquáticos no pavilhão que conta com uma área de 8.000 m².
Para os visitantes ainda há a realização do XVIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar, que funciona nos horários do almoço com a participação de restaurantes especializados na culinária potiguar de frutos do mar, com ênfase para o camarão marinho e a tilápia cultivados.
A Fenacam 2022 ainda contribui para a movimentação da economia formal e informal da grande Natal, com a geração de emprego e renda temporários, ativando grandes, médios e pequenos empreendedores.
Créditos: Seafood Brasil
ABCC, aquicultura, camarão, eventos de pescado, feiras, Fenacam22, Itamar Rocha, Tecnologia