GenoMar apresenta tilápia com 30% em resistência à estreptococose
Grupo apresentou novas variedades de formas jovens do peixe que demonstraram um aumento da capacidade de sobrevivência
02 de fevereiro de 2021
Em artigo publicado no The Fish Site, a GenoMar - parte do grupo EW Group, ao qual também pertencem a Aquabel e AquaAmerica -, apresentou novas variedades de formas jovens de tilápia que demonstraram um aumento da capacidade de sobrevivência de aproximadamente 30% na tilápia selecionada para resistência à estreptococoses.
A pesquisa com a doença começou em 2015 com o objetivo de explorar a variação genética para esta doença mortal. Desde 2016, a resistência à estreptococose tem sido rotineiramente incluída no índice de seleção dos programas de melhoramento da tilápia do Nilo. Pesquisa semelhante para aumentar a capacidade de sobrevivência em outras doenças graves como columnariose e franciselose está em curso.
Rajesh Joshi, Pesquisador Sênior em Genética GenoMar, comentou os resultados: “Nossos geneticistas agora podem determinar com precisão o componente genético no DNA da tilápia que codifica o aumento da sobrevivência para estreptococose, e usamos esse conhecimento para otimizar as decisões de seleção que levam a animais com maior resistência à estreptococose sem afetar negativamente outras características importantes”, disse.
Teste
Para validar a eficácia da seleção genética, testes de laboratórios e ensaios de campo foram realizados para comparar a sobrevivência entre os peixes selecionados e não selecionados.
A sobrevivência relativa após o uso de duas vias diferentes de infecção (IP e Cohab) com a bactéria Streptococcus agalactiae foi de 42% e 25%, respectivamente, para os peixes selecionados.
Outro experimento foi realizado na Malásia para ver se a sobrevivência melhorada em desafios de laboratório também se aplica em fazendas comerciais ou não. Os resultados mostraram uma sobrevivência aumentada em cerca de 30% para os peixes selecionados.
Créditos da imagem: Codevasf/Flickr
AquaAmerica, Aquabel, estreptococose, Genomar, tilápia