Heranças da Peixaria do Chico
Varejo

Heranças da Peixaria do Chico

Atualmente comandada por Marcelo Jacques, a peixaria carrega um legado de tradição e amor ao pescado

25 de agosto de 2023

A história de como o peixeiro Marcelo Jacques vai seguindo os passos do pai e mantém a Peixaria do Chico como símbolo da cidade e do Mercado Municipal de Florianópolis é contada em Personagem, na Seafood Brasil #49. Clique no link no final desta publicação e leia na íntegra.
 
Pouco importa a época do ano, o dia ou o horário: se você passar pela entrada do Mercado Público Municipal de Florianópolis, provavelmente vai se surpreender com a quantidade de pessoas no boxe da Peixaria do Chico. Atualmente comandada por Marcelo Jacques, a peixaria carrega um legado de tradição e amor ao pescado que permeia gerações e justifica a fama que tem na ilha.
 
Casado e pai de três filhas, Marcelo é um dos nove filhos de Francisco Martiniano Jacques, o Chico, fundador da Peixaria do Chico, que faleceu em 2013, deixando o empreendimento como um dos símbolos do comércio no Mercado Municipal de Florianópolis. Chico começou a sua história com o pescado na década de 50, época onde as vendas aconteciam em bancas sorteadas. Somente quando veio a primeira reforma do local, alguns anos depois, foi que ele adquiriu seu box fixo.
 
Além de pai protetor, Chico foi adquirindo amigos e clientes fiéis ao longo das décadas como um peixeiro de alma simples e brincalhona. E é essa mesma personalidade herdada pelo pai que ajuda Marcelo a manter a Peixaria do Chico entre as mais populares e queridas da cidade. “Venho para cá às 6h da manhã e saio às 20h. Só falta a cama e o fogão não, é?”, brinca Marcelo.
 
Apesar do cotidiano intenso, o peixeiro faz questão de frisar o orgulho do trabalho e do amor herdado ao Mercado Público de Florianópolis. “É especial trabalhar no Mercado Público. Aqui, vem todo o tipo de gente, de todas as classes sociais, de todos os jeitos. Vem também os manezinhos que depois do clássico entre Avaí e Figueirense, quem perde vem só para debochar do outro”, explica.
 
Com toda essa movimentação de pessoas e de histórias no mercado Municipal, Marcelo destaca que adquiriu muito conhecimento e reconhecimento, tanto que, em 2022, ele recebeu da Câmara de Vereadores de Florianópolis a medalha “Manezinho da Ilha Aldírio Simões”, que é entregue anualmente à “Personalidades da Capital”. “Na hora, levantei as mãos e ofereci para meu pai porque ele sempre foi merecedor dessa medalha”, conta o peixeiro.
 
Do carinho e brincadeiras com os fregueses, Marcelo foi ampliando o público da peixaria e conquistando reconhecimento até dos demais colegas peixeiros nos outros boxes. “Eu brinco muito com o freguês: dou abraços, igual o meu pai e me sinto bem fazendo isso. Me apelidaram de ‘McDonald’s’ porque estamos sempre cheios!” 
 
Clique aqui e leia na íntegra.
 
Créditos: Seafood Brasil
 
 

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3