Híbrida, AquaSur 22 terá feira, congresso e rodada de negócios
Comercialização

Híbrida, AquaSur 22 terá feira, congresso e rodada de negócios

Feira será realizada de 2 a 4 de março em Puerto Montt, no Chile

17 de fevereiro de 2022

A AquaSur 2022, uma das feiras de aquicultura mais importantes do Hemisfério Sul, será realizada de 2 a 4 de março em Puerto Montt, no Chile. A 11ª edição organizada pela FISA trará espaço para networking, tanto presencialmente quanto físico, através de sua plataforma digital, a Aquasur Connect. Com formato híbrido, o evento promete programação completa de atividades que incluem a feira de produtos e serviços, congresso internacional e uma rodada de negócios virtual.
 
No âmbito da feira, na quarta-feira (3/3), será realizado o Congresso Internacional AquaSur Blue Trilogy: Oceano, Aquicultura e Sociedade, alimentando o futuro, que abordará temas de Sustentabilidade e inovação; Tecnologia e capital humano: as mudanças que estão por vir, além de bem-estar e saúde.
 
A inauguração do congresso internacional contará com a presença da Fundação Bill & Melinda Gates, entidade que apoia e promove a associatividade na indústria aquícola local. 
 
O encontro também destacará o fato de 2022 ser o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura declarado pela FAO.  “Este encontro internacional abordará os grandes desafios do setor aquícola, seu desenvolvimento futuro e novas tecnologias para uma indústria mais sustentável”. disse o diretor executivo da AquaSur, Rodrigo Lobo.
 
Congresso Internacional
 
O primeiro módulo do congresso será dedicado à “Sustentabilidade e inovação”, onde o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), Jorge Seif Jr., falará sobre as transformações para um economia oceânica sustentável: uma visão para proteção, produção e prosperidade. 
 
Alfredo Tello, Gerente de Sustentabilidade da Camanchaca SA, também apresentará os critérios ESG, que se referem a fatores ambientais, sociais e de governança corporativa que são levados em consideração ao investir em uma empresa e se tornaram referência para o investimento sustentável.
 
Haverá também uma apresentação sobre inovação orientada para a sustentabilidade: O vetor para transformar negócios e experiências de aquicultura de algas e captura de CO2 serão compartilhadas. 
 
E terá uma apresentação sobre agricultura oceânica regenerativa e um modelo colaborativo para regeneração costeira no Chile. 
 
Já o Módulo 2 tem como título “Tecnologia e capital humano: as mudanças que estão por vir”. A primeira apresentação abordará o impacto nas metas de desenvolvimento sustentável, seguida de uma apresentação sobre por que o mundo está tentando desenvolver novas tecnologias agrícolas. 
 
Este painel também abordará temas como: a atuação dos produtores de proteína em um mundo que exige sustentabilidade; mudanças climáticas e o fator humano necessário para ter sucesso. E encerrará com uma apresentação sobre como repensar uma indústria com um novo contrato social para a aquicultura. 
 
O Módulo 3 abordará os temas de bem-estar onde as apresentações serão orientadas para a contribuição da aquicultura para o bem-estar humano e a proteção dos recursos naturais; como contribuir para alcançar sistemas alimentares mais equitativos e sustentáveis e uma apresentação sobre PROBLUE: oceanos saudáveis, economias saudáveis ​​e comunidades saudáveis.
 
Rodada de Negócios Virtual
 
No dia 04 de março de 2022, o ProChile realizará uma Rodada de Negócios Virtual, em conjunto com a FISA, com a participação de empresas chilenas que oferecem soluções e tecnologias orientadas à indústria aquícola em geral e empresas aquícolas da América Latina, Canadá e Reino Unido. 
 
O Chile tem sido uma referência na produção aquícola. Ocupa o 2º lugar como produtor de salmão em nível mundial (1,1 milhões de toneladas em 2020). Isto permitiu o desenvolvimento de uma indústria de equipamentos, insumos e serviços relacionados com a aquicultura, de nível global. 
 
Dentro da oferta exportável que tem o setor, destaca-se: 
 
A) Embarcações HDPE (polietileno de alta densidade);
B) Bens de plástico (envases, embalagens, boias, redes, tanques); 
C) Metalúrgico-Metalmecânico (tanques, instalações frigoríficas, máquinas e aparelhos para a produção de frio, alimentadores automáticos para peixes, hidro lavadoras para limpeza de redes, motobombas de contagem de peixes, caldeiras, máquinas para sondagem e perfuração, entre outros); 
D) Química (tintas para pintura de embarcações); 
E) Eletrônica e soluções tecnológicas (equipamentos de automatização, equipamentos para medições oceanográficas, sistemas de iluminação LED, ERNC – energias renováveis não convencionais);
F) Serviços (consultoria ambiental, desenho de instalação de sistemas aquícolas, serviços de laboratório como detecção de enfermidades e vacinas, engenharia e desenho para redes, instalação de tanques para cultivos de peixes, serviços de estudo de material genético, semeadura e consultoria tecnológica, entre outros).  
 

AquaSur 2022, Aquasur Connect, feras de pescado, Fisa, Mapa, ProChile, Seif Jr

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3