Híbrida, AquaSur 22 terá feira, congresso e rodada de negócios
Feira será realizada de 2 a 4 de março em Puerto Montt, no Chile
17 de fevereiro de 2022
A AquaSur 2022, uma das feiras de aquicultura mais importantes do Hemisfério Sul, será realizada de 2 a 4 de março em Puerto Montt, no Chile. A 11ª edição organizada pela FISA trará espaço para networking, tanto presencialmente quanto físico, através de sua plataforma digital, a Aquasur Connect. Com formato híbrido, o evento promete programação completa de atividades que incluem a feira de produtos e serviços, congresso internacional e uma rodada de negócios virtual.
No âmbito da feira, na quarta-feira (3/3), será realizado o Congresso Internacional AquaSur Blue Trilogy: Oceano, Aquicultura e Sociedade, alimentando o futuro, que abordará temas de Sustentabilidade e inovação; Tecnologia e capital humano: as mudanças que estão por vir, além de bem-estar e saúde.
A inauguração do congresso internacional contará com a presença da Fundação Bill & Melinda Gates, entidade que apoia e promove a associatividade na indústria aquícola local.
O encontro também destacará o fato de 2022 ser o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura declarado pela FAO. “Este encontro internacional abordará os grandes desafios do setor aquícola, seu desenvolvimento futuro e novas tecnologias para uma indústria mais sustentável”. disse o diretor executivo da AquaSur, Rodrigo Lobo.
Congresso Internacional
O primeiro módulo do congresso será dedicado à “Sustentabilidade e inovação”, onde o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), Jorge Seif Jr., falará sobre as transformações para um economia oceânica sustentável: uma visão para proteção, produção e prosperidade.
Alfredo Tello, Gerente de Sustentabilidade da Camanchaca SA, também apresentará os critérios ESG, que se referem a fatores ambientais, sociais e de governança corporativa que são levados em consideração ao investir em uma empresa e se tornaram referência para o investimento sustentável.
Haverá também uma apresentação sobre inovação orientada para a sustentabilidade: O vetor para transformar negócios e experiências de aquicultura de algas e captura de CO2 serão compartilhadas.
E terá uma apresentação sobre agricultura oceânica regenerativa e um modelo colaborativo para regeneração costeira no Chile.
Já o Módulo 2 tem como título “Tecnologia e capital humano: as mudanças que estão por vir”. A primeira apresentação abordará o impacto nas metas de desenvolvimento sustentável, seguida de uma apresentação sobre por que o mundo está tentando desenvolver novas tecnologias agrícolas.
Este painel também abordará temas como: a atuação dos produtores de proteína em um mundo que exige sustentabilidade; mudanças climáticas e o fator humano necessário para ter sucesso. E encerrará com uma apresentação sobre como repensar uma indústria com um novo contrato social para a aquicultura.
O Módulo 3 abordará os temas de bem-estar onde as apresentações serão orientadas para a contribuição da aquicultura para o bem-estar humano e a proteção dos recursos naturais; como contribuir para alcançar sistemas alimentares mais equitativos e sustentáveis e uma apresentação sobre PROBLUE: oceanos saudáveis, economias saudáveis e comunidades saudáveis.
Rodada de Negócios Virtual
No dia 04 de março de 2022, o ProChile realizará uma Rodada de Negócios Virtual, em conjunto com a FISA, com a participação de empresas chilenas que oferecem soluções e tecnologias orientadas à indústria aquícola em geral e empresas aquícolas da América Latina, Canadá e Reino Unido.
O Chile tem sido uma referência na produção aquícola. Ocupa o 2º lugar como produtor de salmão em nível mundial (1,1 milhões de toneladas em 2020). Isto permitiu o desenvolvimento de uma indústria de equipamentos, insumos e serviços relacionados com a aquicultura, de nível global.
Dentro da oferta exportável que tem o setor, destaca-se:
A) Embarcações HDPE (polietileno de alta densidade);
B) Bens de plástico (envases, embalagens, boias, redes, tanques);
C) Metalúrgico-Metalmecânico (tanques, instalações frigoríficas, máquinas e aparelhos para a produção de frio, alimentadores automáticos para peixes, hidro lavadoras para limpeza de redes, motobombas de contagem de peixes, caldeiras, máquinas para sondagem e perfuração, entre outros);
D) Química (tintas para pintura de embarcações);
E) Eletrônica e soluções tecnológicas (equipamentos de automatização, equipamentos para medições oceanográficas, sistemas de iluminação LED, ERNC – energias renováveis não convencionais);
F) Serviços (consultoria ambiental, desenho de instalação de sistemas aquícolas, serviços de laboratório como detecção de enfermidades e vacinas, engenharia e desenho para redes, instalação de tanques para cultivos de peixes, serviços de estudo de material genético, semeadura e consultoria tecnológica, entre outros).
AquaSur 2022, Aquasur Connect, feras de pescado, Fisa, Mapa, ProChile, Seif Jr