IFC Brasil 2024 começa hoje para apontar o futuro do pescado
Indústria

IFC Brasil 2024 começa hoje para apontar o futuro do pescado

Com sete eventos simultâneos e mais de 150 expositores, sexta edição do evento acontece em Foz do Iguaçu (PR) entre 24 e 26 de setembro

24 de setembro de 2024

arroba publicidade

O VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2024) começa hoje e se consolida como uma das principais plataformas de negócios, inovação e discussões estratégicas para o setor de pescados. Este ano, o evento ocorrerá entre os dias 24 e 26 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

O IFC Brasil 2024 traz uma série de debates e inovações tecnológicas para o público. Em sua sexta edição, o congresso contará com mais de 40 palestrantes de 18 países, uma feira de negócios com mais de 150 expositores, e uma rodada internacional de negócios com a Apex. Além disso, haverá a apresentação de trabalhos científicos.

A CEO do IFC Brasil, Eliana Panty, pontua: “O IFC reunirá sete eventos simultâneos, como o Congresso Internacional de Aquicultura, a Feira de Tecnologias e Negócios, a 2ª edição da Aquicultura 4.0, promovida pela Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Digital, a 2ª Rodada Internacional de Negócios, em parceria com a Apex Brasil e a Abipesca, a Apresentação de Trabalhos Científicos, organizada pela Unioeste e Unila, a 3ª edição de Mulheres da Aquicultura, e o Workshop sobre Sistema de Recirculação de Água (RAS), organizado em parceria com a empresa BluEco Net, a Unioeste e o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha”, diz ela.

O presidente do evento, Altemir Gregolin, reforça o momento favorável para o desenvolvimento do setor. “Na última década, o mundo cresceu em produção, consumo e comércio de pescados. As projeções da FAO para as próximas décadas indicam uma continuidade no crescimento da demanda, o que representa muitas oportunidades para o Brasil. Nesse sentido, o IFC tem o objetivo de contribuir para que o Brasil se consolide como um grande player mundial na produção e comercialização dessa proteína”, afirma o executivo.

O IFC Brasil é coorganizado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (Fundep), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e sua fundação, a Funpar.

Programação diversificada

No dia 24 de setembro, os debates estarão centrados em temas de conjuntura e estratégia, com destaque para o Painel Economia Azul e o desenvolvimento sustentável da produção de pescado, focando em atender à crescente demanda e preservar o meio ambiente. O evento será aberto às 9h, com a palestra “Megatendências na aquicultura mundial”, ministrada por Gonçalo Santos, da Noruega. Em seguida, o Oficial de Aquicultura da FAO para a América Latina e Caribe, do Chile, José Aguilar Manjarrez, abordará “A transformação azul e as diretrizes para a aquicultura”.

A partir das 11h, o congresso continua com o Painel Exportações de Pescado: Evolução, desafios e estratégias para a consolidação das exportações brasileiras, com a participação de representantes da Apex Brasil, ABPA e empresas do setor. Além disso, Cesar Pinzon, da Colômbia, falará sobre “A experiência da Colômbia no mercado internacional”.

O tema "Mercado de Pescado: Situação e perspectivas diante da oferta crescente e das flutuações da demanda" será debatido a partir das 13h30, com a participação do pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, e representantes de empresas.

Logo depois, a programação segue com MPA, CNA, Abipesca e Peixe BR, discutindo “Lei da Pesca e Aquicultura: Mudanças necessárias e as diferentes perspectivas do setor para sua modernização”. Em seguida, com a participação do Ministério da Agricultura e agentes financeiros, será discutido o tema “Crédito para a aquicultura brasileira e os diferentes elos da cadeia do pescado para potencializar seu desenvolvimento”. A abertura oficial do evento e uma confraternização com coquetel ocorrerão a partir das 18h.

Nos dias 25 e 26 de setembro, a programação estará focada em temas técnicos, com destaque para o Painel Aquicultura 4.0: A Revolução Tecnológica que está transformando a produção aquícola e mudando a forma de trabalho no campo. O diretor de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clênio Nailto Pillon, falará sobre “Transformação digital na aquicultura 4.0”.

Em seguida, o presidente do Clube de Inovações do Chile, Adolfo Alvial, apresentará “O salto tecnológico da aquicultura chilena”. Outro destaque será o Painel Inovações na Aquicultura: O que o mercado apresenta de novo para o setor?, que contará com a participação de empresas brasileiras discutindo inteligência artificial, automatização e internet das coisas. Maurício Bueno, do Chile, abordará “O uso de nanobolhas para oxigenação e intensificação da produção aquícola”.

O tema Produção em Sistema de Recirculação: Avanços tecnológicos, resultados alcançados e viabilidade na aquicultura também será abordado, com a participação de conferencistas da Alemanha e do Brasil. Outro ponto alto da programação será o bloco sobre Nutrição, com destaque para os painéis “Nutrição de precisão: Tendências na busca pela excelência no desempenho e na sustentabilidade dos cultivos” e “Nutrição: Soluções que o mercado apresenta para a melhoria da performance, saúde e resultados na aquicultura”.

O painel “Melhoramento genético em tilápias: Avanços em rentabilidade de filé e rusticidade dos animais” também será destaque - o dia 26 de setembro será marcado como o Dia do Produtor no IFC Brasil. Entre os temas abordados estarão sanidade, com dois painéis: “Status da sanidade aquícola em nível global e medidas de controle”, com participação de Markus Schrittwieser, do SAN Group, Emirados Árabes Unidos, e Maria Mercê, da Adisseo, além de “Sanidade e biossegurança: Enfermidades emergentes e estratégias de controle”.

A programação também incluirá debates sobre “Bem-estar animal na Aquicultura: Da produção ao abate humanitário – Melhor performance e uma condicionante para acesso ao mercado”; “Produção de camarão vanamei em água doce”; “Manejo reprodutivo de tambaqui em sistema de recirculação”; “Produção em tanques-rede”; “Aquicultura de pequena escala: Estratégias de tecnificação e comercialização”; e “Formação profissional: Perfil e mercado de trabalho”, entre outros.

Feira com mais de 150 expositores

Entre os 150 expositores confirmados, a C. Vale, que participa desde a primeira edição do IFC Brasil, promete movimentar a feira com sua linha de produtos IQF, que serão apresentados e degustados pelos visitantes. “Participar do IFC Brasil 2024 é uma oportunidade valiosa, pois permite à cooperativa mostrar seu portfólio de produtos de alta qualidade e valor agregado. O evento contribui para que o país se consolide como um grande player mundial na produção e comercialização de pescados”, afirma o gerente comercial da C Vale, Fernando Aguiar.

A De Heus também marcará presença como expositora e contará com a participação de um de seus especialistas no congresso. Nesta edição, a empresa apresentará as principais soluções de seu portfólio para aquicultura, além de oferecer orientações técnicas e tirar dúvidas dos visitantes. “Participar do IFC Brasil nos permite abrir novos horizontes, prospectar novos clientes e trocar experiências entre os profissionais da cadeia produtiva e nossos especialistas no estande”, destaca Sandra Toro, gerente de Negócios de Pet&Aqua e Matéria-Prima da De Heus.

Serviço: VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil Data: de 24 a 26 de setembro Local: Maestra Grand Convention Center, Recanto Cataratas Thermas & Resort Endereço: Avenida Costa e Silva, 3.500, Parque Pres. 1 - Foz do Iguaçu/PR


Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!

 

Créditos imagem: Seafood Brasil

congresso, debate, evento, Feira, Fish Expo Brasil, IFC, IFC, inovação, International Fish Congress, International Fish Congress, Tecnologia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3