Inflação faz Tesco fechar mais de 300 peixarias no Reino Unido
Varejo

Inflação faz Tesco fechar mais de 300 peixarias no Reino Unido

Em janeiro, a inflação registrada nos supermercados atingiu 16,7%

13 de fevereiro de 2023

A Tesco, multinacional britânica e uma das maiores redes de varejo do mundo, anunciou o fechamento das suas peixarias em mais de 300 lojas no Reino Unido. A decisão da rede é resposta ao cenário inflacionário que segue em alta na região. Somente em janeiro, a inflação registrada nos supermercados atingiu 16,7%, de acordo com a Kantar. Esse foi o nível mais alto desde que a empresa de pesquisa começou a rastrear o número, em 2008.
 
“No final do ano passado, vimos a taxa de inflação dos preços dos supermercados cair ligeiramente, mas esse pequeno sinal de alívio para os consumidores durou pouco”, disse o chefe de varejo e percepção do consumidor da Kantar, Fraser McKevitt , em comunicado à imprensa divulgado na Seafood Source.
 
As vendas de peixe fresco caíram 1,3% no Reino Unido no trimestre encerrado em 25 de dezembro, segundo a Kantar. Já as categorias de pescado defumado registraram maior declínio de gastos e volume durante o último Natal, com as vendas despencando 10,6% e o volume caindo 14,5% em comparação com o mesmo período de 2021.
 
Em resposta à questão da inflação, a Tesco ainda dispensará cerca de 1.750 colaboradores em suas grandes lojas, mas disse que adicionará cerca de 1.800 posições em outras lojas. Simultaneamente, a rede disse que não operará mais lojas com a marca Jack's. Das 13 lojas Jack's, seis serão convertidas em superlojas.
 
Anos desafiadores
 
A rede já havia fechado os balcões de alimentos e peixarias em cerca de 90 lojas, em 2019. Entre as justificativas da época estava o mercado desafiador com a inflação e a mudança de comportamento do consumidor com mais clientes comprando online. "Em quatro anos de recuperação, fizemos um bom progresso, mas o mercado é desafiador e precisamos nos adaptar continuamente para permanecermos competitivos e responder à forma como os clientes desejam comprar”, disse o CEO da Tesco UK, Jason Tarry, em comunicado.
 
Na ocasião, a Tesco lançou as Jack's, em 2018, parcialmente para obter conhecimento das lojas com um modelo operacional de baixo custo. “Aprendemos muito com Jack's e, com essa experiência agora absorvida pela Tesco, é o momento certo para nos concentrarmos em continuar a oferecer grande valor em nosso negócio principal”, disse o comunicado da Tesco.
 
Créditos: Flickr/Raver Mikey
 

exportação, inflação, peixes, pescado, Reino Unido, Tesco

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3