Iniciativa OpenTuna vence primeiro prêmio no Tuna Awards, em Vigo
Pesca

Iniciativa OpenTuna vence primeiro prêmio no Tuna Awards, em Vigo

Projeto que inclui plataforma de mapas de bordo digitais vence prêmio mundial na categoria sustentabilidade

13 de setembro de 2021

arroba publicidade
A iniciativa brasileira OpenTuna é a vencedora do Tuna Awards na categoria Sustentabilidade, premiação concedida pela Associação Nacional de Fabricantes de Conservas e de Pescado (Anfaco-Cecopesca), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha.
 
O prêmio reconhece iniciativas que contribuem com a inovação na indústria do atum mundial. A cerimônia de entrega foi realizada nesta segunda-feira (13/9), na cidade espanhola de Vigo, durante a 10ª Conferência Mundial do Atum. O representante brasileiro no evento foi o membro da Aliança do Atlântico para o Atum Sustentável, Rodrigo Hazin, que é diretor da Norte Pesca, acompanhada por Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz. Outro brasileiro presente ao evento foi Arimar França Filho, diretor da Produmar.
 
"O OpenTuna está liderando a busca por soluções focadas na transparência e na modernização do monitoramento da pesca de atuns, buscando fortalecer a gestão e desestimular práticas de pesca ilegais. Esperamos que esse projeto inspire outros atores que atuam na pesca no Brasil", disse o diretor científico da Oceana Martin Dias, em comunicado à imprensa.
 
A iniciativa OpenTuna reúne empresas da Aliança do Atlântico para o Atum Sustentável - AAAS, além das entidades Oceana, Global Fishing Watch, Projeto Albatroz, Fundação Pró-Tamar, UFRPE e Paiche Consultoria. 
 
Tuna Awards 2021 
 
O Tuna Awards, atualmente em sua primeira edição, é uma competição que visa aumentar o valor do setor do atum e tornar sua evolução constante e visível, recompensando e promovendo, por meio do reconhecimento, os esforços de inovação empresas através de duas categorias:
 
• Sustentabilidade: categoria que visa reconhecer projetos de desenvolvimento sustentável que promovam a sustentabilidade ambiental (exploração de recursos, ação climática, produção responsável e consumo).
 
• Transição 4.0: categoria que visa reconhecer empresas com projetos na área de digitalização e tecnologias 4.0.
 
Pescaria do atum
 
Segundo a Oceana, a pescaria do atum movimenta US﹩ 4 bilhões por ano, só no Atlântico Sul; gerando, somente no Brasil, aproximadamente seis mil empregos diretos e indiretos. O ordenamento pesqueiro em todo o Oceano Atlântico, incluindo o Mar Mediterrâneo, é realizado pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), que deve receber anualmente, dos países que realizam a pesca do atum na região, dados como a quantidade capturada por suas frotas e a distribuição de tamanho dos peixes capturados.
 
Uma das principais fontes desses dados são os formulários de mapas de bordo, obrigatórios para toda a frota atuneira. No Brasil, esses documentos ainda vêm sendo preenchidos em sua maioria em formulários de papel, o que dificulta a sua compilação e o envio para a Comissão. Com o OpenTuna, um novo modelo baseado em mapas de bordo eletrônico tem o potencial de facilitar o envio de relatórios para a ICCAT, sendo possível relatar em tempo real o esforço de pesca e as informações de captura.
 
No site do OpenTuna, as informações dos mapas de bordo podem ser acessadas por filtro de busca, como capturas por municípios, espécies e períodos temporais. O site também reúne informações sobre bycatch, que é a fauna acompanhante. São as capturas de espécies não consideradas alvos de pesca, mas que devem ser igualmente registradas nos mapas de bordo das pescarias.
 
A iniciativa também planeja o desenvolvimento de novas configurações de negócios com estratégias inovadoras de comercialização e distribuição de pescado, o que inclui a rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia e a consolidação de uma imagem pública para a iniciativa, que assume compromissos de sustentabilidade com o consumidor e dialoga com ele, criando uma demanda estável para produtos com essas características.

 

captura de atum, OpenTuna, Sustentabilidade, tuna, tuna awards

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3