Lançamentos, palestras e premiações marcam a 13ª Aquishow Brasil
Aquicultura

Lançamentos, palestras e premiações marcam a 13ª Aquishow Brasil

Cobertura da Aquishow Brasil 2024 na edição #54 da Seafood Brasil, que tem circulação prevista para a segunda quinzena de julho

24 de maio de 2024

arroba publicidade
Lançamentos de produtos e inovações para a aquicultura, debates, trocas de experiências, premiações e geração de negócios marcaram a 13ª edição da Aquishow Brasil. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em São José do Rio Preto (SP).
 
Com realização da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), coorganização do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do IP-Apta e da Prefeitura de São José do Rio Preto, o evento, que é um dos maiores sobre aquicultura no País e na América Latina, teve como tema deste ano “Da Produção ao Consumo”.
 
Abertura
 
A abertura do evento foi na segunda-feira (20) e reuniu lideranças setoriais, políticos, empresas, universidades e estudantes no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto (SP). Na cerimônia, Marilsa Fernandes, idealizadora e organizadora do evento, enfatizou os desafios enfrentados pela aquicultura brasileira e a necessidade urgente de uma maior união dentro do setor.
 
“Nós estamos na luta e a gente vai conseguir fazer a diferença a partir de um evento como a Aquishow, que traz tecnologia, inovações e a gente discute os problemas e as transversalidades que estão na rã, no jacaré, na maricultura e em todo o produtor de organismos aquáticos", disse. Ela destacou que, embora a tilapicultura seja o foco principal do evento, é crucial incluir outros setores para fortalecer o setor como um todo.
 
Fernandes ainda convocou os profissionais presentes a se unirem em prol de um objetivo comum. “Nós precisamos nos unir e nos firmar. O Brasil vai ficar ‘deitado em berços esplêndidos’ até quando? Olha o potencial que nós temos”, questionou, incitando os participantes a buscarem maior profissionalização, interação e networking.
 
 
Entre as autoridades políticas presentes, o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, aproveitou a ocasião para contar sobre a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o MPA e o Ministério de Minas e Energia. Segundo ele, esse ACT possibilita o desenvolvimento da aquicultura em reservatórios e usinas hidrelétricas. “Isso tem sido tratado com prioridade pelo Alexandre Silveira [ministro de Minas e Energia] e tenho convicção de que vamos avançar muito nisso”, disse.
 
De Paula ainda anunciou que, nos próximos dias, o MPA estará publicando portarias que trazem a liberação de capacidade de suporte para uso das represas de Ilha Solteira, Três Marias e Furnas.
 
Premiações
 
Durante a abertura oficial da 13ª edição da Aquishow Brasil, a organização anunciou os vencedores do “Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura: Aline Brun e Geraldo Bernardino – Edição 2024”.
 
Na ocasião, os vencedores foram Juliana Lopes da Silva, diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União do MPA, e Francisco Medeiros, presidente-executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).
 
Já pelo “Prêmio Inovação Aquícola - 2024”, que reconheceu iniciativas capazes de provocar transformações reais em toda a cadeia produtiva da aquicultura, além de aproximar o setor produtivo da área de pesquisa, premiou quatro iniciativas.
 
Na categoria Academia, a vencedora foi Amanda Rodrigues Magnabosco. O segundo lugar ficou com Maria Luiza Rodrigues de Souza e o terceiro lugar com Marcelo Ricardo de Souza.
 
Na categoria Produção, o vencedor foi Wagner Chakib Camis. Em segundo lugar, Ulisses Marcel de Freitas Marcelino e, em terceiro, André Augusto de Melo Pereira.
 
A vencedora do 1º e 2º lugar da categoria Beneficiamento/Produto Final foi Marilaine Del Pintor Sanches. Katia Mastroto ficou classificada em terceiro lugar.
 
Lançamentos
 
Reunindo as principais marcas do setor e com as expectativas de receber visitantes de diferentes regiões brasileiras e do exterior, o evento trouxe uma estrutura com mais de seis mil metros quadrados de área construída e mais de 100 empresas participantes.
 
Entre os lançamentos deste ano, a ADM apresentou a solução Nutripiscis Immunity+. Desenvolvida com tecnologias exclusivas, a companhia assegura que essa iniciativa nutre profundamente o sistema imunológico dos animais aquáticos, enfrentando com sucesso os desafios diários enfrentados na produção aquícola. “O Immunity+ foi criado como resposta a um dos desafios mais cruciais na aquicultura: o estresse. Este fator, muitas vezes resultante de diversos elementos como manejo, vacinação, transporte e oscilações climáticas, compromete a imunidade dos peixes, abrindo portas para infecções bacterianas e levando ao uso excessivo de antibióticos”, explica Fábio Catunda, diretor de CD&D da ADM para América Latina.
 
Bruno Urach, consultor comercial e técnico da Raguife, conta que a empresa tem uma linha completa de nutrição para peixes e levou ao evento a linha Pro Start, focada na melhoria dos status sanitários e crescimento. Na ocasião, o destaque foi os lançamentos das rações micro extrusadas 0,3, 0,5 e 0,8 mm. "A micragem é bem menor para as fases larvais. A gente já tinha a partir de 1g e agora é para as fases menores", explica.
 
Ampla programação 
 
 
A programação deste ano também contou com diversas palestras e painéis que abordaram inúmeros assuntos relacionados às tendências e desafios do mercado, a exemplo do Painel "Oportunidades de Investimentos na Piscicultura Brasileira" e da palestra “Como Adequar a Nutrição nas Diferentes Épocas do Ano?”.
 
Os expositores ainda tiveram à disposição, para demonstrações e vivências, uma represa de cinco mil metros quadrados com tanques-rede e um showroom, de mais de um hectare, com viveiros na estrutura do Instituto de Pesca. E, assim como aconteceu nas edições anteriores, uma visita técnica às instalações do centro do Instituto de Pesca também fez parte da programação.
 
Confira a cobertura da Aquishow Brasil 2024 na edição #54 da Seafood Brasil, que tem circulação prevista para a segunda quinzena de julho.
 
Créditos: Seafood Brasil
 

, André de Paula, aquicultura, Aquishow Brasil, Eventos, IP-APTA, Marilsa Fernandes, MPA, PeixeSP

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3