Menina do Mangue
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Menina do Mangue

Mayris Nascimento, fundadora da Nosso Mangue, viu a ação inicial de plantação de mudas de mangue se tornar empresa de impacto social

05 de janeiro de 2024

Conheça a história da filha de pescadores, Mayris Nascimento, fundadora da Nosso Mangue, que viu a ação inicial de plantação de mudas de mangue se tornar empresa de impacto social combinando turismo regenerativo, preservação ambiental e inovação social. Mayris é "Personagem", na Seafood Brasil #51.
 
Do francês filet, que em tradução significa rede, o bordado filé fez da região Pontal da Barra, em Maceió, Alagoas, ser conhecida mundialmente como o bairro das rendeiras. Isso porque a região abriga boa parte das artesãs que, com as próprias mãos, dão origem ao bordado, uma das riquezas culturais do Estado e do Brasil. Além das Rendeiras, Pontal da Barra também se destaca pela pesca. E é da pesca, assim como do turismo e da culinária local, atividades que giram em torno dos manguezais, que boa parte da comunidade sobrevive.
 
Este é o caso de Mayris Nascimento e de toda sua família. Filha de pescadores, ela tem 27 anos e é CEO e fundadora do Nosso Mangue, uma empresa de impacto social que se dedica à preservação ambiental e ao empoderamento das comunidades por meio de abordagens inovadoras para a resolução de problemas socioambientais.
 
Mayris nasceu na própria Pontal da Barra e teve desde cedo um forte contato com a natureza e com os manguezais, tanto que sua relação lhe rendeu o apelido de "Menina do Mangue". Já naquela época, ainda criança, ela começou a perceber que cada vez mais as áreas de mangues estavam sendo desmatadas. Logo, aos 12 anos de idade, passou a se envolver em projetos sociais e ambientais na comunidade. “A gente fez uma ação social para conhecer o manguezal e eu me apaixonei porque tinha tudo a ver com a minha história”, lembra.
 
Mas a ação que despertou o interesse de Mayris foi desfeita pela organização responsável. E foi quando a jovem, com apenas 16 anos, decidiu dar continuidade àquele trabalho de plantio de propágulos de mangue, visando recuperar as áreas que estavam sendo desmatadas. 
 
Então, deu início ao desenvolvimento de um modelo de negócio com uma forma de atuação por meio do movimento social e ambiental nos projetos de comunidades locais, até chegar à criação do Nosso Mangue. “O nome da empresa traz esse viés de que todos nós devemos cuidar do nosso manguezal. Não somente eu ou você. E assim, o impacto ambiental que conseguimos gerar no ecossistema é bem maior”, pontua.
 
Leia a matéria completa na Seafood Brasil #51. Clique aqui.
 
Créditos: Arquivo pessoal
 
 

 
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