MPA participa de diálogo global sobre sanidade e biossegurança da FAO
Aquicultura

MPA participa de diálogo global sobre sanidade e biossegurança da FAO

Carcinicultura brasileira foi o principal tema apresentado em Roma

27 de junho de 2024

arroba publicidade
A convite da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Carlos Mello, participou do "Fish-Vet+ Dialogue II: One Health and Biosecurity", realizado de 18 a 20 de junho em Roma.
 
No evento global que focou na sanidade e biossegurança da aquicultura, Mello destacou o imenso potencial e desenvolvimento da carcinicultura no sertão nordestino do Brasil, uma região conhecida por suas condições climáticas desafiadoras, compartilhando experiências com especialistas do mundo todo.
 
Mesmo com as adversidades ambientais, segundo o secretário-executivo, hoje, a iniciativa brasileira encontra-se cheia de esperança graças ao cultivo de camarão, que tem se apresentado como alternativa real de renda, de emprego e de desenvolvimento social. “Estamos trabalhando estrategicamente de maneira preventiva e responsável para evitar que surtos de doenças interrompam o desenvolvimento da região e de milhares de famílias”, reforçou.
 
 
Na ocasião, ele também abordou a piscicultura brasileira, com destaque para a tilapicultura e o potencial das espécies nativas, como o tambaqui amazônico. Nas reuniões, ainda foram debatidas as parcerias entre o setor produtivo, junto às instituições de ensino e pesquisa e os órgãos governamentais, nacionais e internacionais.
 
Já no dia 20 de junho, ocorreu o “Aquatic organism health: To vaccinate or not to vaccinate”. O evento reuniu os principais especialistas do mundo para falar sobre vacinação de peixes e inovações sobre saúde de camarões, com foco em estratégias de biossegurança. Unindo a teoria à prática, o seminário visou promover a integração entre os conhecimentos mais atualizados, a realidade do setor produtivo e os responsáveis pela elaboração de políticas públicas.
 
O secretário-executivo do MPA também se reuniu com a representante permanente do Brasil junto à FAO, a embaixadora Carla Barroso Carneiro e o diretor, Manuel Barange, para dialogar sobre o papel do Brasil no cenário mundial deste setor. E, ainda esteve com embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, para apresentar o MPA e fortalecer as relações bilaterais entre os dois países.
 
Créditos: MPA

"Fish-Vet Dialogue II: One Health and Biosecurity", camarão, Carlos Mello, FAO, MPA, sanidade aquícola

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3