Noronha Pescados lança marca Popeye Seafood para crescer globalmente
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Noronha Pescados lança marca Popeye Seafood para crescer globalmente

Estreia da marca acontecerá nos EUA e com três produtos empanados

12 de março de 2025

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A Noronha Pescados está dando um salto ousado rumo à internacionalização com o lançamento da marca Popeye Seafood. A iniciativa, fruto de um licenciamento global com a icônica figura Popeye, estreia nos Estados Unidos e mira mercados como Oriente Médio e Europa.
 
A ideia de licenciar a marca surgiu da busca da Noronha por uma identidade forte para sua expansão internacional. "Procuramos a Hearst, dona da marca, e fechamos um licenciamento global, que, além de ser bastante reconhecida por um público acima de 30 anos – que, na maioria das vezes, toma a decisão de compra de alimentos –, tem um nome forte e uma ligação incrível com o mar”, destaca Guilherme Blanke, diretor da Noronha Pescados.
 
Conforme ele, Popeye abre uma série de oportunidades para o desenvolvimento de campanhas de marketing e lançamento de novos produtos da empresa brasileira. “Com ele, já partimos com uma marca que tem um forte recall com o nosso público-alvo”, completa.
 
A estreia da marca acontecerá com três produtos empanados: polaca selvagem do Alasca formatada com espinafre, em formatos de peixinho, estrela do mar e âncora; barrinhas de polaca selvagem empanadas; e o camarão empanado, agora rebatizado como Popeye Shrimp Popcorn. “O maior diferencial será nos formatados empanados, que no Brasil chamamos de Maritos. Para o mercado americano, estamos adicionando espinafre à receita para oferecer uma opção ainda mais saudável", explica Blanke. A novidade também deve chegar ao Brasil em breve.
 
A escolha dos Estados Unidos como ponto de partida para a expansão foi estratégica. "Além de ter um consumo de pescado per capita bem maior que o Brasil, o país tem um público que valoriza bastante os produtos empanados no dia a dia. Vamos inovar neste mercado com nossos produtos e receitas para atender a um público que está sempre em busca de novidades. Acreditamos que temos um potencial gigante a ser explorado e estamos confiantes no sucesso que o Popeye fará com o consumidor", afirma o executivo.
 
Mas os planos da Noronha vão além da América do Norte. "Fizemos o licenciamento da marca globalmente. Iniciamos pelos EUA pelo potencial do mercado e pelo reconhecimento ao Popeye, que este ano completa 95 anos, mas continua jovem e sendo usado por diversas marcas de roupas e linha de produtos alimentícios. Também temos planos e já estamos conversando com alguns interessados para exportarmos os produtos para mercados como Oriente Médio, Europa, Inglaterra e outros países da América do Sul", adianta Blanke.
 
Para suportar essa expansão, a empresa estruturou um plano de logística e distribuição, incluindo um investimento de US$ 1 milhão em marketing nos próximos três anos, parcerias locais com agências de promoção de pescado e a criação de unidades de distribuição e processamento nos EUA, Portugal e Dubai.
 
A estratégia de crescimento também prevê a ampliação do portfólio de Popeye Seafood. “No segundo semestre, faremos o lançamento de outros produtos do nosso mix com a marca Popeye, como camarão cozido congelado e porções de salmão, entre outros. Também iremos desenvolver pratos prontos, sempre buscando associar o pescado com o espinafre, reforçando a questão da sustentabilidade e saudabilidade e ligando esses conceitos ao Popeye”, revela Blanke.
 
Além disso, a empresa pretende vincular Popeye a iniciativas de sustentabilidade, incluindo a preservação da Floresta Amazônica, promovendo produtos sustentáveis provenientes da região e destinando parte dos lucros para projetos ambientais. “Queremos que o Popeye se torne um grande protetor da Floresta”, diz.
 
Para o mercado brasileiro, a estratégia será diferente. "Aqui, manteremos a marca Noronha Pescados, mas Popeye será nosso garoto-propaganda. Usaremos a imagem dele nas embalagens de alguns produtos que estamos desenvolvendo e outros que já temos em nossa linha”, finaliza o diretor. Na América Latina, por sua vez, a marca Popeye Seafood será utilizada com produtos adaptados às preferências regionais.
 
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Créditos da imagem: Noronha Pescados
 
 

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