Nova isenção do tarifaço exclui o pescado e entidades cobram o governo
Indústria

Nova isenção do tarifaço exclui o pescado e entidades cobram o governo

Ausência do segmento na lista reforça apelo de associações por firmeza da pauta e prioridade

21 de novembro de 2025

arroba publicidade
 
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!
 
A exclusão do pescado brasileiro da nova lista de produtos isentos do tarifaço dos Estados Unidos repercutiu de imediato entre as entidades do setor. A ordem executiva assinada nesta quinta-feira (20) pelo presidente Donald Trump removeu tarifas de 40% para itens como café, carne bovina, petróleo, frutas e peças de aeronaves, mas manteve a tarifa de 50% sobre o pescado, em vigor desde o início das sobretaxas.
 
Para Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), a decisão representa “um avanço bastante significativo para o agronegócio brasileiro”, mas agora “a solicitação é firme junto ao governo”. "Com relação ao pescado e em especial à tilápia, nós acreditamos e reiteramos ao governo brasileiro que inclua esse produto nas negociações que, segundo o ele, continuam ativas”, fala.
 
Com exportações anuais próximas de US$ 300 milhões aos EUA, a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) classificou a ausência do pescado na lista como motivo de “frustração”. “Estamos obviamente felizes pelos setores que avançaram, mas frustrados por não vermos evolução e priorização do pescado pelo governo brasileiro”, afirma Eduardo Lobo, presidente da entidade.
 
Líderes mais próximos
No final de outubro, o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em Kuala Lumpur, havia reacendido as expectativas do setor quanto à redução das tarifas aplicadas aos produtos enviados aos EUA. Na ocasião, a Abipesca celebrou o diálogo direto entre os líderes e voltou a pedir prioridade ao pescado nas negociações tarifárias.
 
O comunicado norte-americano desta quinta-feira também menciona uma conversa telefônica entre Trump e Lula, realizada em 6 de outubro, na qual ambos teriam concordado em seguir negociando as tarifas. Apesar do avanço político, nenhuma alteração foi concedida ao pescado nesta rodada. Assim, o segmento segue submetido integralmente ao tarifaço.
 
Notícia em atualização.
 
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!
 
Créditos da imagem: Canva
 

Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!

Abipesca, exportações, importações, lula, PeixeBR, peixes, pescado, política internacional, Tarifaço, tilápia, Trump

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3