O que a adesão de São Paulo ao SISBI-POA significa ao pescado?
Indústria

O que a adesão de São Paulo ao SISBI-POA significa ao pescado?

No mês passado, o Mapa publicou a portaria que reconhece a equivalência SISP ao SISBI-POA

18 de abril de 2022

arroba publicidade
No mês passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria SDA nº 547 que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo (SISP) para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal  (SISBI-POA). Esse reconhecimento, além de corrigir algumas distorções, possibilita que os produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção de São Paulo possam ser comercializados em todo o País.
 
À Seafood Brasil, Roberto Imai, diretor do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (COMPESCA/FIESP) comentou que a decisão representa um grande avanço para as empresas paulistas de pescado e também para consumidores de pescado de todo o País.
 
“Isso faz com que o consumidor brasileiro tenha outras opções de produtos de peixes. E para as empresas paulistas é um grande ganho de competitividade, ou seja, poderão vender para o Brasil inteiro”, falou Roberto Imai.
 
A Mar Direto, empresa de pescado, foi uma das duas primeiras empresas com o selo do SISP a obter o registro do SISBI-POA - a outra foi a FA Defumados. 
 
Conforme o Mapa, para conferir um selo de equivalência e estampar o selo do SISB em seus produtos, o estabelecimento que hoje é registrado junto ao SISP, precisa manifestar sua intenção junto ao serviço de inspeção estadual.
 
A legislação estabelece em seu Artigo 2º, que para indicação de estabelecimentos e produtos integrantes do SISBI-POA, o Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo terá seu escopo de adesão habilitado no sistema eletrônico de cadastro de Serviços de Inspeção, o e-SISBI/SGSI.
 
A adesão do Estado ao Sisbi-POA não afeta os processos de adesão dos municípios ou consórcio intermunicipais paulistas. As agroindústrias que são registradas nos serviços municipais já aderidos ao sistema brasileiro poderão requerer sua inclusão no Sistema para ampliar mercado e vender sua produção em todo o território nacional. 
 
 
Créditos: Pixabay

A Mar Direto, empresa de pescado, foi uma das duas primeiras empresas com o selo do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo (SISP) a obter o registro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) - a outra foi a FA Defumados. 

consumidor, Indústria, Mapa, Mar Direto, pescado, Roberto Imai, SISBI-POA, SISP

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3