Os desafios do sushi e o mercado de gastronomia japonesa
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Os desafios do sushi e o mercado de gastronomia japonesa

Jun Sakamoto e César Calzavara discutem desafios do pescado nos restaurantes orientais, da segurança do alimento à busca por autenticidade

28 de fevereiro de 2024

O sushi conquistou lugar de destaque nas mesas dos brasileiros, impulsionando o crescimento do mercado de culinária japonesa no País. Mas se essa gastronomia representa uma porta de entrada para novos consumidores de pescado, também embute desafios que vão desde a segurança do alimento até a busca por autenticidade e inovação.
 
Jun Sakamoto, renomado chef e sushiman, e César Calzavara, médico veterinário e especialista em qualidade de atum, compartilharam suas reflexões sobre a evolução do consumo de sushi no Brasil no Podcast Seafood Brasil. Assista aqui!
 
Sakamoto destaca que o sushi ganhou popularidade entre os brasileiros em restaurantes que não trabalham com a cultura japonesa [em sua essência] e lamenta que “os restaurantes não sabem o valor da gastronomia japonesa”, diz.
 
Sushi é a isca
 
Calzavara observa que o sushi se tornou a porta de entrada para novos consumidores de pescado e foi responsável por aumentar bastante o consumo de pescado no Brasil. “O consumidor começa, prova, a princípio não gosta, mas chega um ponto em que ele vai querer uma experiência diferenciada, a comida japonesa da essência e vai procurar Jun Sakamoto."
 
 
Entre as espécies de pescado salmão esteve em evidência neste episódio. A estrela dos restaurantes japoneses é um peixe fácil de comer, com sabor padronizado, leve e poucas variações. Na visão dos especialistas, os consumidores iniciam com o salmão e, com a evolução do consumo, aperfeiçoam o paladar. 
 
Assim, a base de consumidores consegue evoluir o consumo de pescado de maneira geral. No caso da evolução do consumidor nos restaurantes japoneses, com a evolução do consumo de pescado, os consumidores passam a buscar uma maior autenticidade e interessados em experiências genuínas e ingredientes tradicionais japoneses, de acordo com a conversa do podcast.
 
Outros pontos comentados no episódio foram sobre os desafios enfrentados pela indústria de pescado, como a falta de regulamentação adequada e a concorrência de estabelecimentos mais popularizados e com toques “brasileiros” que não refletem a reputação da culinária japonesa como um todo, e a necessidade de padrões mais rigorosos e uma maior conscientização sobre a segurança do alimento.
 
Podcast Seafood Brasil 
 
Assista ou ouça na plataforma de sua preferência o episódio do Podcast Seafood Brasil sobre o consumo de gastronomia japonesa no Brasil e aprofunde seus conhecimentos. Semanalmente, você acompanha debates interessantes que permeiam o universo do pescado. Inscreva-se e siga o podcast no YouTube, Spotify, Deezer e demais plataformas de streaming! Você será notificado a cada novo episódio. 
 
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