Ostras do Cabaraquara (PR) recebem selo de Indicação Geográfica
Reconhecimento do INPI destaca tradição e qualidade da produção no litoral do Paraná, fortalecendo turismo e aquicultura local
03 de novembro de 2025
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) oficializou, nesta terça-feira (28), a Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) para as ostras do Cabaraquara (PR) por sua qualidade e sabor considerado leve e adocicado.
Com essa conquista, o Brasil alcança 145 registros de IG - sendo este o 22º selo concedido ao estado do Paraná -, mas também registra um marco para o fortalecimento da maricultura e do turismo gastronômico na Baía de Guaratuba.
Segundo o INPI, as ostras da região são cultivadas em um verdadeiro santuário ecológico, onde fazendas marinhas e restaurantes realizam a produção e comercialização sustentável dos moluscos — consolidando a ostreicultura como a principal atividade econômica local.
Para ver um panorama especial sobre a maricultura na região sul do Brasil, mais especificamente em Santa Catarina, confira uma matéria especial que fizemos na Seafood Brasil #48 clicando aqui.
Tradição, sustentabilidade e reconhecimento coletivo
Localizada no litoral do Paraná, entre as escarpas da Serra do Mar e o Oceano Atlântico, a região de Cabaraquara é reconhecida pela tradição na ostreicultura desde os anos 1980. O pedido de registro foi protocolado em 21 de junho de 2024 pela Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar), que reúne cerca de dez produtores locais responsáveis por uma produção média anual de 80 mil dúzias de ostras.
Segundo o presidente da associação, Elvisley José Rocha Ferreira, o selo reforça a credibilidade da atividade e abre novas oportunidades de mercado. “A procura pelas ostras vem aumentando. Todo o processo de reconhecimento já fez grande diferença e, com essa conquista, teremos ainda mais credibilidade no mercado”, afirmou.
O processo de organização da Aguamar começou em 2022, com apoio de parceiros como o Sebrae, que atua na promoção de certificações de origem e no fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.
Para Hulda Giesbrecht, coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae Nacional, as ostras de Cabaraquara representam o potencial de pequenos produtores que unem tradição, cuidado ambiental e conhecimento técnico. “As ostras de Cabaraquara são um exemplo do potencial produtivo e da excelência que os pequenos empreendedores locais podem alcançar quando unem tradição, cuidado com o meio ambiente e conhecimento técnico”, destacou.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagens: Sebrae-PR/Divulgação
Baía de Guaratuba, Cabaraquara, indicação geográfica, INPI, maricultura, ostras, ostreicultura


.jpg)




