Paraná receberá planta para produção de peptídeos de colágeno de peixe
Cidade de Francisco Beltrão receberá a primeira indústria das Américas a produzir o peptídeo de colágeno a partir da pele e escamas de peixe
28 de abril de 2025
Francisco Beltrão (PR) será a casa da primeira indústria das Américas dedicada à produção de peptídeos de colágeno de peixe. Em resumo, o empreendimento, liderado pela empresa Bons Negócios Ingredientes (BNI), representa um investimento inicial de R$ 60 milhões e foi anunciado na última quarta-feira (16) pelo prefeito Antônio Pedron e pelo diretor da BNI, Marcelo Cantele. O projeto também conta com incentivos do Município para sua implantação.
A BNI, parte do Grupo Bons Negócios Nutrição, é reconhecida por sua atuação na reciclagem animal e pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta para o aproveitamento de rejeitos. Sendo assim, com este projeto, cerca de 60% dos descartes da produção estadual de peixes serão utilizados como matéria-prima, contribuindo para uma economia mais circular e sustentável.
Localizada às margens da PR-483, a nova planta, em síntese, ocupará 4 mil m² de área construída em um terreno de 57 mil m². Sendo assim, a indústria terá capacidade de produção de 900 toneladas anuais de peptídeos de colágeno hidrolisado, destinados principalmente ao mercado externo, como ingrediente para indústrias de alimentação e saúde.
A estimativa é que, nesta primeira etapa, o empreendimento gere 72 empregos diretos, além de fomentar toda a cadeia produtiva local.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Francisco Beltrão, Indústria, Paraná, peptídeos de colágeno