PeixeBR pede suspensão imediata de PIS/COFINS na ração
Aquicultura

PeixeBR pede suspensão imediata de PIS/COFINS na ração

Conforme a associação, medida é para ajudar os piscicultores com o aumento explosivo da soja e milho

25 de maio de 2021

Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) solicitou ao governo federal que suspenda imediatamente, por meio de decreto, a cobrança do PIS/Cofins incidente na ração.
 
Conforme a associação, a piscicultura brasileira sofre com o aumento dos custos de produção, especialmente pelo salto impressionante nos preços do farelo de soja e do milho, que, juntos, representam cerca de 70% do valor da ração.
 
Segundo o CEPEA/USP, em apenas um ano o milho dobrou de preço e a soja saltou 75%. Enquanto isso, os preços dos peixes de cultivo – puxados pela tilápia – mantêm-se praticamente estáveis, destaca a associação. "Nesse momento, a piscicultura está em desvantagem e esperamos o bom senso das autoridades em benefício de mais de 230 mil produtores de peixe espalhados pelo país que geram renda, emprego e alimentos saudáveis para os brasileiros", afirmou, em comunicado, a PeixeBR.
 
Para a associação, o explosivo aumento dos custos de produção, especialmente pelo salto nos preços do farelo de soja e do milho – que, juntos, representam cerca de 70% do valor da ração, representa para a piscicultura brasileira, junto com as demais atividades animais, um enorme desafio.
 
"O governo federal tem se mostrado sensível em relação a outros tributos, como dos combustíveis. Esperamos que também tenha sensibilidade em relação à ração para peixes de cultivo e, assim, ajudar os piscicultores a enfrentarem esse momento de nossa economia", falou a PeixeBR.
 
"Importante dizer que aves e suínos já contam com esse benefício tributário. Nesse momento, a piscicultura está em desvantagem e espera que o bom senso das autoridades em benefício de mais de 230 mil produtores de peixe espalhados pelo país que geram renda, emprego e alimentos saudáveis para os brasileiros", completou a associação.
 
Créditos da imagem: Divulgação
 

Cepea, milho, PeixeBR, PIS/COFINS, piscicultura, ração, soja

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3