Personagem Seafood Brasil #61: João Araújo do Nascimento, o Baú
Institucional

Personagem Seafood Brasil #61: João Araújo do Nascimento, o Baú

Ao contar os segredos de sua história, Baú - apelido de João Araújo do Nascimento - revela o real tesouro que ele (e cada um de nós) tem

23 de janeiro de 2026

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


Claro que saber que o nome do Personagem desta edição é João Araújo do Nascimento e que ele nasceu em Ouro Branco (RN) é importante para contar sua história. Porém, existem outros dois grandes porquês de termos escolhido esse potiguar que mora na cidade de Barueri (SP) há 29 anos para ser Personagem da última Seafood Brasil de 2025: o local em que ele trabalha e o seu apelido.       

Começando pelo segundo motivo, Nascimento veio de uma família de 11 filhos. “Meu pai era agricultor e minha mãe era doméstica. Tivemos uma infância muito difícil porque éramos muito pobres”, relata. Apesar das dificuldades, foi nesse período que ele ganhou o apelido pelo qual é conhecido até hoje: Baú. “Jogando futebol, tinha um menino lá que era muito parecido comigo e que tinha o nome de Baú. Por isso, colocaram esse apelido em mim que está até hoje. Eu nem sei mais meu nome.”

Baú morou na roça até os 20 anos e se mudou para a cidade para trabalhar como montador de móveis. Mais tarde, ele recebeu um convite de seu irmão para vir trabalhar com ele em São Paulo em uma empresa que organizava feira e eventos: a Francal, que hoje é responsável por realizar a Seafood Show Latin America. “Entrei na Francal em 1993 como ajudante geral e estou aqui desde então”, complementa. Com 32 anos de casa, Baú faz questão de frisar o elemento mais importante para se trabalhar com eventos: disposição. “Afinal, nessa área, não existe dia para se trabalhar”, frisou.

E é claro que tantos anos atuando na mesma área deram a Baú muitas histórias vistas e vividas. A mais engraçada foi envolvendo um primo que trabalhava com eles em pintura. “Ele saiu para ir a um estande e se perdeu dentro do Anhembi [local em São Paulo que recebe feiras e eventos]. Quando a gente encontrou ele, já era final do dia, com ele sem almoço e sem saber onde estava. Quase não o encontramos! Foi muito engraçado”, conta rindo. 

Depois de tanto tempo trabalhando com feiras e eventos, fazem 4 anos que nosso Personagem oficialmente faz parte do mundo do pescado - afinal, ele trabalha na produção da Seafood Show Latin America desde a primeira edição. “A feira é muito bonita e o que mais me chamou atenção nela nesta edição de 2025 foi o tamanho dos peixes, que são gigantes!”, destacou ele, apontando ainda que a grande dificuldade para realizar este evento está no tempo, que é muito curto. “Isso torna tudo muito corrido para a Seafood Show.”

No entanto, Baú faz questão de lembrar que o peixe já era presente em sua vida muito antes da Seafood Show. “Sempre fui da pesca esportiva. Ainda vou muito a pesqueiros em minhas horas vagas”, diz. Já para consumo, apesar de ser um grande fã de tilápia e camarão, para ele, nenhuma espécie chega perto do salmão. “Esse é meu peixe favorito. Na churrasqueira, eu mesmo preparo para comer, só com sal mesmo. Fica uma delícia!”

 

Este texto faz é a parte da seção "Personagem" da Seafood Brasil #61. Para conferir esta e outras matérias na íntegraclique aqui.

 

Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!

 

Créditos da imagem: Divulgação/Arquivo Pessoal

61, Baú, Francal, João Araújo do Nascimento, Personagem, seafood brasil, Seafood Show

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3