Pós-larvas: genética e metagenômica na aquicultura
Aquicultura

Pós-larvas: genética e metagenômica na aquicultura

Confira a reportagem completa no Especial Suplemento de Tecnologia para Aquicultura

01 de abril de 2022

A cadeia produtiva do camarão é uma atividade relativamente recente e passa constantemente  por novos desafios, sobretudo advindos do surgimento de novas enfermidades, o que impõe constante revisão e aprimoramento do processo produtivo. É o que aponta a gerente geral da Unidade Produtora de Larvas (UPL) da Potiporã, Roseli Pimentel, onde ações sistemáticas de modernização têm sido realizadas.
 
Um dos investimentos foi na área de metagenômica, que possibilitou analisar com maior precisão as comunidades microbianas existentes nos diferentes ambientes a que os animais são submetidos. A executiva explica: “A metagenômica é uma técnica que independe do cultivo prévio dos microrganismos, permitindo acessar também a biodiversidade microbiana que é perdida quando métodos de cultivo são usados”, informa.
 
Para ela, a decisão de incluir este tipo de análise no processo produtivo possibilitou estabilizar as unidades de produção de pós-larvas para garantir a oferta de PLs para seus clientes de forma regular e segura no âmbito microbiológico.
 
No âmbito sanitário, a empresa segue com o laboratório de diagnóstico por PCR, que possibilita o monitoramento individual de todos os animais do plantel e também de todos os lotes de pós-larvas produzidos. “Com uma capacidade para processamento de 7.000 amostras mensais e um tempo entre coleta de amostra e liberação do resultado de 48 horas, é possível manter matrizes ‘limpas’ e, consequentemente, produzir pós-larvas sanitariamente aptas para as fazendas de engorda.”
 
Confira a reportagem completa no Especial Suplemento de Tecnologia para Aquicultura que traz a visão de fornecedores e estudiosos do tema, com enfoque em alguns dos conceitos da indústria 4.0 na Seafood Brasil #42 que está disponível aqui.
 
Créditos: Divulgação
 

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3