PPM 2023: carcinicultura nacional cresceu 13% no ano passado
Produção nacional atingiu 127,5 mil toneladas, com o Ceará atingindo recorde e sendo responsável por 57% do total produzido
20 de setembro de 2024
A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2023, divulgada ontem (19), também trouxe menção ao panorama da carcinicultura no Brasil – clique aqui para ver o geral da piscicultura e clique aqui para conferir o desempenho da tilápia.
Em resumo, a produção de camarão apresentou em 2023 um crescimento de 13% em relação a 2022, com a produção brasileira de camarão criado em cativeiro atingiu 127,5 mil toneladas - o Valor de Produção foi de R$ 2,63 bilhões, equivalente a um aumento de 18,3%. Essa estimativa corresponde um recorde na série histórica da produção, que vem crescendo continuamente desde 2017.
Já do total, 99,6% são provenientes da Região Nordeste, principalmente Ceará (57%) e Rio Grande do Norte (19,4%). Os maiores municípios produtores se encontram nos dois principais Estados, começando por Aracati (CE), que com produção de 13,8 mil toneladas é origem de 10,8% da produção nacional e 18,9% da produção estadual. Na sequência, vem Jaguaruana (CE), Pendências (RN), Acaraú (CE) e Russas (CE), com participação nacional de 7,8%, 5,2%, 5,1% e 4,5%, respectivamente – em síntese, o menor percentual do ranking ainda é maior que a participação individual de 13 das 17 Unidades da Federação que apresentaram alguma produção em 2023.
Por fim, é bom lembrar ainda que no passado, a criação de camarão no Brasil enfrentou dificuldades com o vírus da mancha branca, fato esse que explica a queda, bem como a posterior recuperação na série de dados da pesquisa.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagem: Canva
Brasil, Brasil, camarão, camarão, carcinicultura, carcinicultura, ceará, ceará, Pesquisa da Pecuária Municipal, Pesquisa da Pecuária Municipal, PPM, PPM, Produção, Produção