PPM 2023: malacocultura nacional chega a 10 mil toneladas ano passado
Santa Catarina ainda segue como o maior produtor de ostras, vieiras e mexilhões em âmbito nacional
20 de setembro de 2024
A parte final da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2023, divulgada ontem (19), traz um panorama geral do cenário da malacocultura no Brasil – clique aqui para ver o geral da piscicultura, clique aqui para conferir o desempenho da tilápia e clique aqui para ver o cenário da carcinicultura.
De forma geral, a produção brasileira de ostras, vieiras e mexilhões foi de 10 mil toneladas em 2023, um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior. Em resumo, isso representa a geração de um valor de produção de R$ 112 milhões, aumento esse de 11,5% em relação ao ano anterior.
Com 95,7% da produção, a pesquisa ainda mostra a importância da Região Sul, que em síntese, se deve principalmente à Santa Catarina, que responde por 94,1% do total nacional – o Estado apresentou ainda uma relativa estabilidade entre os anos (crescimento de 0,3%), mas de qualquer forma, ainda é o maior produtor consolidado.
Ainda sobre o cenário dos maiores municípios de criação de ostras, vieiras e mexilhões, todos são catarinenses: Palhoça, Florianópolis, Bombinhas, Penha e Governador Celso Ramos. Por fim, a PPM 2023 mostra que a somatória da produção desses cinco municípios corresponde a 89,0% da produção total brasileira.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagem: Canva
2023, malacocultura, mexilhão, ostra, Pesquisa da Pecuária Municipal, PPM, vieiras