PPM 2023: produção nacional de peixes salta 5,8% em relação a 2022
Aquicultura

PPM 2023: produção nacional de peixes salta 5,8% em relação a 2022

Região Sul foi responsável por 34,7% das 655,3 mil toneladas de peixes produzidas no ano passado

19 de setembro de 2024

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acaba de divulgar na manhã desta quinta-feira (19) dados relevantes sobre a produção de peixes em 2023 no Brasil.

Segundo o levantamento, que fornece informações sobre os efetivos da pecuária existentes nos Municípios, bem como sobre a produção de origem animal e o seu respectivo valor no ano em questão, divulgou que em 2023, a produção de peixes contabilizou nacionalmente o número de 655,3 mil toneladas, 5,8% a mais do que em 2022 – leia mais aqui.

Dentro deste contexto, o PPM 2023 revelou que o destaque ficou com a Região Sul, que por sua vez, se manteve como a principal produtora de peixes no Brasil – sozinha, ela foi responsável por 34,7 % do total produzido no Brasil no ano passado. Por outro lado, o Nordeste e o Sudeste ultrapassaram a Região Norte que agora, estão respectivamente na segunda e na terceira posição.

Vale ressaltar que os dados da PPM 2023 são obtidos pela Rede de Coleta do IBGE, mediante consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. Por fim, a unidade de investigação da pesquisa é o próprio Município.

Paraná lidera entre os Estados 

A estimativa da produção de peixes em 2023 mostrou um aumento de 5,8%, chegando a 655,3 mil toneladas, o que resultou em um Valor de Produção de R$ 6,66 bilhões, crescimento de 16,8% em relação ao ano anterior - em resumo, esse aumento foi impulsionado principalmente pelas Regiões Sudeste (+11,9% ou 12,4 mil toneladas a mais) e Nordeste (+13,3%, incremento de 14,0 mil toneladas).

Tais crescimentos resultaram em alteração no ranking das Grandes Regiões. O Norte, que antes era o segundo maior produtor, também apresentou crescimento em sua produção, porém em menor escala (+2,7% ou +2,9 mil toneladas) e, assim, com esses aumentos, foi ultrapassado pelas Regiões Nordeste e Sudeste, ficando a nova sequência: Nordeste, Sudeste e Norte, com 18,2%, 17,7% e 16,6% da produção nacional, respectivamente, sendo o ranking encerrado pelo Centro-Oeste (12,8%). Já a Região Sul, que teve um aumento de 3,3%, equivalente a 7,3 mil toneladas, se manteve como a principal produtora de peixes, com 34,7% do total brasileiro.

No entanto, o Paraná nos últimos anos tem sido o principal produtor em nível estadual e registrou mais um aumento em 2023 de 3,4%, sendo fonte agora de 26,2% do total nacional. Na sequência, São Paulo, que apresentou aumento de 1,9 mil toneladas, alcançou 9,2%, ultrapassando Rondônia, responsável por 7,8% da produção total de peixes. Minas Gerais (7,2%) teve um incremento de 9,82 mil toneladas e passou a ocupar o quarto lugar, anteriormente de Santa Catarina, que atualmente origina 6,5% da produção brasileira.

Morada Nova de Minas e Nova Aurora são os destaques municipais 

Acompanhando o destacado crescimento do respectivo Estado, o principal município em piscicultura em 2023 foi Morada Nova de Minas (MG) que aumentou expressivamente sua produção, respondendo agora por 3,1% da produção nacional - confira nosso especial de Capa sobre essa região na Seafood Brasil #53 clicando aqui. Ainda em nível municipal, Nova Aurora (PR), Jatobá (PE), Palotina (PR) e Assis Chateaubriand (PR) destacaram-se como grandes produtores. A somatória dos cinco corresponde a 12,8% da produção de peixes brasileira.


Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!


Créditos imagem: Seafood Brasil

nacional, nacional, pescado, pescado, Pesquisa da Pecuária Municipal, Pesquisa da Pecuária Municipal, piscultura, piscultura, PPM, PPM, Produção, Produção

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3