PPM 2024: Sul e Sudeste impulsionam produção de peixes em 10,3%
Paraná segue como líder entre os Estados. Entre os municípios, Morada Nova de Minas (MG) e Nova Aurora (PR) seguem na liderança da produção
23 de setembro de 2025
De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, a produção nacional de peixes registrou um crescimento de 10,3% em 2024, alcançando 724,9 mil toneladas. O desempenho resultou em um valor de produção de R$ 7,7 bilhões, representando um avanço de 15,8% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela pesquisa.
Segundo o estudo, esse aumento foi impulsionado principalmente pelas Regiões Sul e Sudeste, que são, respectivamente, a primeira e a segunda maiores produtoras do País. O Sul apresentou um crescimento de 12,4%, equivalente a 28,1 mil toneladas a mais, e mantém a liderança desde 2016, respondendo atualmente por 35,2% da produção nacional. Já o Sudeste, com alta de 19,9% (acréscimo de 23,2 mil toneladas), assumiu a vice-liderança, antes ocupada pelo Nordeste, que agora aparece em terceiro lugar, com 17,5%.
Na sequência, vem a Região Norte, responsável por 16,5% da produção, enquanto o Centro-Oeste, com 11,5%, foi a única região a registrar queda no período analisado.
Paraná atinge recorde histórico e reforça liderança
No cenário estadual, o Paraná, que se destaca pela produção de tilápia (leia mais clicando aqui) segue como líder absoluto desde 2016. Em 2024, o Estado registrou o maior aumento quantitativo da série histórica, com crescimento de 14,0%, alcançando 27,0% do total nacional.
Já São Paulo manteve a segunda posição, com 9,7% da produção brasileira, impulsionado por um aumento de 9,5 mil toneladas. Em terceiro lugar, Minas Gerais apresentou o segundo maior crescimento absoluto do País, somando 13,2 mil toneladas adicionais e assumindo a posição que antes era de Rondônia, agora quarto colocado, com 8,2%.
Municípios de destaque concentram 13,7% da produção nacional
No ranking municipal, o PPM 2024 constatou que Morada Nova de Minas (MG) segue como o maior produtor de peixes do Brasil, registrando mais uma alta na produção. Nova Aurora (PR), que já ocupou a primeira posição, também apresentou crescimento. Juntas, as duas cidades representam 7,4% da produção nacional.
Na sequência, aparecem Jatobá (PE), Palotina (PR) e Assis Chateaubriand (PR). Somados, os 5 municípios respondem por 13,7% da piscicultura brasileira, reforçando a concentração produtiva em polos estratégicos para o setor.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagens: Seafood Brasil
2024, IBGE, Morada Nova de Minas, Nova Aurora, Paraná, pescado, Pesquisa da Pecuária Municipal, piscicultura, PPM, produção nacional, sudeste, sul


.jpg)




