Indústria
Remoção de tarifas atinge carne e outros itens, mas não o pescado
Ordem executiva, assinada nesta quinta-feira (20), isenta itens como café, carne bovina, petróleo, frutas e peças de aeronaves
20 de novembro de 2025
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de remover as tarifas de 40% sobre uma série de produtos agrícolas brasileiros reacendeu o debate sobre a competitividade do pescado nacional no mercado norte-americano. A ordem executiva, assinada nesta quinta-feira (20), isenta itens como café, carne bovina, petróleo, frutas e peças de aeronaves, mas o pescado permaneceu ausente da nova lista.
Na prática, para o setor, segue vigente a tarifa de 50% aplicada desde o início do tarifaço, que atinge diretamente cerca de 70% das exportações brasileiras ao mercado dos EUA.
No final de outubro, o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em Kuala Lumpur, reacendeu as esperanças do setor sobre a redução das tarifas de produtos enviados aos EUA
. Na ocasião, a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) celebrou o encontro e pediu prioridade ao pescado nas tratativas tarifárias. Saiba mais aqui.
Segundo a CNN, o comunicado assinado por Trump nesta quinta-feira também cita uma conversa por telefone com o presidente Lula, no dia 6 de outubro, na qual os líderes teriam concordado em negociar as tarifas mencionadas.
O republicano afirma que “recomendações adicionais” da equipe do governo norte-americano, o avanço nas negociações com os brasileiros e a demanda interna levaram à remoção das cobranças.
Na nova lista assinada por Trump, todos os itens agora estão fora do alcance das sobretaxas impostas desde o início do tarifaço, com reembolso retroativo ao dia 13 de novembro.
Créditos da imagem: Seafood Brasil
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Abipesca, Abipesca, exportações, exportações, importações, importações, lula, lula, peixes, peixes, pescado, pescado, política internacional, política internacional, Tarifaço, Tarifaço, tilápia, tilápia, Trump, Trump