Retrospectiva 2019: Varejo
Principais notícias do setor no período
12 de janeiro de 2020
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) concluiu no balanço de 2018 que o varejo teria em 2019 uma expectativa de crescimento em 5,8% no volume de vendas, com aproximadamente 23,3 mil novos estabelecimentos abertos no setor (leia mais aqui).
A Semana Santa do ano passado chegou um pouco mais distante do Verão e, em um balanço das vendas de pescado nos distribuidores e varejo, os estabelecimentos consultados pela Seafood Brasil ficaram divididos. Se em alguns locais o aumento nas vendas foi comemorado, em outros lugares não houve motivos para festa (leia mais aqui).
Foram mais de 106 mil visitantes que conferiram de perto a maratona de lançamentos das Apas Show 2019. A maior feira supermercadista da América Latina realizou sua 35ª edição, e aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (leia mais aqui).
A tradicional "Semana do Peixe" virou "Semana do Pescado" no ano passado. O evento começou oficialmente em 1ª de setembro e foram quinze dias de incentivos com realizações de ações em prol do aumento de vendas e do consumo de peixes e frutos do mar no Brasil (leia mais aqui).
A 5ª Edição da Latam Retail Show 2019 também veio cheia de novidades no varejo e consumo. O encontro foi em formato de congresso, feira e eventos simultâneos movimentaram três dias de agosto, em São Paulo (leia mais aqui).
No final do ano o brasileiro sentiu no bolso a alta dos preços das proteínas, sobretudo da carne bovina, que ficou entre as principais causas no aumento da inflação do período, fazendo com que os valores das demais proteínas também crescessem por causa do efeito substituição (leia mais aqui).
Apas Show, Latam Retail Show, Semana do Peixe, Semana do Pescado, varejo