RN inicia diálogo com China para exportação de camarão e pescado
Com intuito de fortalecer cooperação bilateral, Estado negocia abertura de novos mercados como alternativa ao tarifaço americano
25 de julho de 2025
Na última sexta-feira (18), foi instalada oficialmente no Rio Grande do Norte a Frente Parlamentar RN-China.
Durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado, a governadora Fátima Bezerra destacou duas iniciativas estratégicas que devem impactar positivamente a economia potiguar. A principal delas é a abertura de tratativas para exportação de camarão e pescado do RN para o mercado chinês, ampliando as oportunidades de negócios para o setor aquícola local.
“Apresentamos à cônsul da China a necessidade de abrir novos mercados para a nossa economia, especialmente no segmento de camarão e pescados, onde o Rio Grande do Norte possui uma produção extraordinária”, afirmou a governadora.
Segundo ela, já está marcada uma audiência em Brasília com o embaixador da China no Brasil, com participação da cônsul-geral Lan Heping, do ministro da Agricultura e do setor produtivo potiguar, além da própria Frente Parlamentar de Cooperação RN-China.
Diálogo acontece em momento estratégico para o setor de exportaçãoEssa movimentação acontece em um momento sensível para as exportações brasileiras, justamente por conta do anúncio recente do aumento tarifário sobre produtos do Brasil, que poderá afetar diretamente o comércio exterior de diversos setores, incluindo o de pescados.
Diante desse cenário, o diálogo com a China surge como uma alternativa relevante para diversificar mercados e reduzir a dependência das exportações para os Estados Unidos. Neste contexto, o camarão e o pescado potiguar podem ganhar novos destinos, o que fortalecerá ainda mais a economia do Estado.
Autoridades celebram parceria com a ChinaLan Heping, cônsul-geral da China em Recife, participou do evento e destacou o bom momento das relações entre Brasil e China. “Estamos vivendo a melhor era dessa parceria. A Frente Parlamentar RN-China certamente promoverá ainda mais essa relação para o bem-estar do povo do Rio Grande do Norte”, afirmou.
A Frente Parlamentar foi proposta pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, que presidirá o grupo. O parlamentar ressaltou que a função do colegiado será ampliar as relações institucionais, comerciais, tecnológicas e culturais entre o estado e o governo chinês.
“A China é hoje a principal potência global na produção de equipamentos para energia renovável e infraestrutura, enquanto o Rio Grande do Norte lidera a geração de energia eólica e solar no Brasil e é o maior exportador de frutas do país. Esse cenário abre um leque de oportunidades no mercado chinês”, explicou Rodrigues.
China já é principal parceiro comercial do RNOs laços comerciais entre o Rio Grande do Norte e a China vêm se fortalecendo nos últimos anos. Desde 2021, o país asiático já figura como principal parceiro comercial do Estado. Em 2024, as importações potiguares originadas da China somaram mais de US$ 260 milhões, valor três vezes maior do que o total importado dos Estados Unidos, segundo dados oficiais.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagens: Seafood Brasil
camarão, China, Frente Parlamentar RN-China, pescado, Rio Grande do Norte, RN, Tarifaço


.jpg)




