Seafood Show Latin America 2023 teve recorde de participação
Feira contou com a presença de 100 marcas e registrou um crescimento de 43% na participação do setor de food service
27 de novembro de 2023
O espaço do evento foi planejado estrategicamente para fomentar negócios, proporcionando uma atmosfera positiva. Essa foi a percepção dos visitantes na segunda edição da Seafood Show Latin America 2023, realizada no final de outubro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
A feira, focada na comercialização de pescado na América Latina, movimentou o mercado com mais de 100 marcas presentes e representantes de nove países. A visitação contou com 3.300 profissionais, resultando em um aumento de 43% na participação do Food Service, 37% no varejo, 16% em importadores e 2% em distribuidores.
Além das negociações nos estandes, a tradicional Rodada de Negócios, promovida pelo evento, reuniu 21 empresas fornecedoras e 17 compradoras em um espaço privativo. Estima-se que as 125 reuniões realizadas gerem mais de R$ 21,4 milhões em volume de negócios nos próximos 12 meses.
Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras, uma das maiores produtoras de eventos B2B e B2C da América Latina, afirmou: "O aumento do público voltado para o mercado de pesca e os resultados da Rodada de Negócios da Seafood Show Latin America 2023 mostram que o segmento está acompanhando o crescimento do consumo de pescado no Brasil e na América Latina, investindo cada vez mais em conhecimento e novos negócios para seguir essa tendência. A feira existe para gerar bons negócios e, neste ano, atingimos esse objetivo com bastante êxito."
O representante da expositora Rebela, Caique, comemorou: "A feira foi muito pontual, muito boa para negócios. Conseguimos fazer muitas conexões, trazendo novos clientes para a empresa, além de nos conectar com exportadores e novos fornecedores. O Prêmio Seafood Innovation Show foi incrível, proporcionando uma oportunidade adicional para dar visibilidade ao setor. Com certeza, estaremos aqui no ano que vem."
A Biopescados da Amazônia participou pela primeira vez como expositora, e o representante Gustavo Pedrosa considerou a feira uma ótima oportunidade para apresentar a marca a novos negócios. "É a primeira vez que nós expomos assim. O ano passado viemos como visitantes, e esta edição está muito boa, muito produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar a marca para pessoas de vários países, inclusive da América Latina. Restaurantes vieram em uma quantidade expressiva, superior ao que tínhamos previsto, além de vários outros segmentos que têm sinergia com o nosso negócio. Acreditamos que bons negócios sairão daqui", comenta.
Para a Noronha Pescados, a feira foi um ótimo espaço para conquistar novos clientes, além de ganhar o terceiro lugar no Prêmio Seafood Innovation Show. "A Noronha Pescados está muito feliz com a participação na Seafood Show Latin America, que cresceu e contou com muito mais participantes de outros países. Neste ano, a Noronha teve uma participação maior e ficou muito feliz em ter ganho o prêmio em terceiro lugar com um produto mais inovador. Estamos ansiosos para estar presente novamente no próximo ano", fala Guilherme Blanke, diretor executivo da marca.
Além da exposição de produtos e serviços, a Seafood Show Latin America 2023 incluiu diversas palestras importantes para o setor, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Os temas abordados incluíram "O status do comércio mundial de pescado", "As commodities do mercado – Salmão, Tilápia, Camarão, Bacalhau e Peixe Branco" e "Produtos de Nicho: Atum, lula gigante, peixes amazônicos e lagosta".
A feira também ofereceu conteúdo relevante para o setor de varejo, com apresentações como "Movimentações do mercado de pescados no varejo brasileiro", "Novos canais de venda e marketing digital para o setor de pescados" e "Cases do varejo de pescado fresco e processado".
O setor de food service, que registrou um aumento de 43% na participação no evento, contou com palestras importantes, como "Os desafios do mercado da gastronomia japonesa", "O Novo Pescado: Pescado celular, plant-based e modelos alternativos e sustentáveis de negócios" e "A importância da cadeia de suprimentos no setor de restaurantes japoneses".
Jun Sakamoto, chef, empresário e um dos palestrantes do evento, enfatizou: "É extremamente importante a Feira Seafood Show porque é a curva do nosso trabalho, é o ingrediente principal. E quanto maior for esse evento, com certeza a quantidade de produtos vai crescer ainda mais no mercado e isso vai ser ótimo para todos."
A programação do evento incluiu diversas aulas show, abordando temas como "Inovação na Cozinha: Charcutaria, fermentação e preservação", "Camarão no Sushi: Diferentes apresentações e possibilidades", "Peixes Amazônicos: Pirarucu e tambaqui" e "Masterclass do atum: Destrinchando os segredos da espécie", entre outros.
Para 2024, a Seafood Show Latin America está programada para acontecer no Distrito Anhembi, de 22 a 24 de outubro, em São Paulo. "Com o sucesso de 2023, vamos planejar um evento em um local ainda maior para que possamos ampliar a feira com mais expositores e conteúdo, gerando assim, mais negócios para o mercado de pescado", completa Valeska Oliveira.
A Seafood Show Latin America é uma realização da Francal Feiras e Seafood Brasil. Todas as informações sobre os conteúdos podem ser encontradas aqui.
Créditos: Seafood Show Latin America
, Biopescados da Amazônia, eventos de pescado, Feira, Francal Feiras, Noronha Pescados, Seafood Show Latin America, Valeska Oliveira