Semana do Pescado 2025 inicia novo ciclo com foco regional
Varejo

Semana do Pescado 2025 inicia novo ciclo com foco regional

Campanha ganha diretrizes inéditas para ampliar consumo e fortalecer a cadeia produtiva em todo o País

18 de agosto de 2025

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


A Semana do Pescado 2025, que mais uma vez vai acontecer entre 01 a 15 de setembro, promete trazer um novo ciclo para uma das principais campanhas de incentivo ao consumo de pescado no Brasil. Em sua 22ª edição, o evento traz mudanças estratégicas que visam ampliar a capilaridade das ações, fortalecer a representatividade regional e engajar ainda mais a cadeia produtiva.

Neste ano, a Coordenação Nacional aposta em maior autonomia para os organizadores locais, com o objetivo de alinhar as iniciativas às características econômicas, culturais e logísticas de cada região. “Assim, a campanha pretende se manter plural, inclusiva e próxima da realidade dos estados, sem perder a identidade nacional”, explicou Ana Paula do Nascimento, assessora da diretoria na Sipesp.

Além disso, a integração com plataformas digitais e redes sociais regionais dará maior visibilidade às ações locais em tempo real, reunidas em um hub nacional. “Essa estratégia busca aproximar novos públicos, especialmente consumidores mais jovens e conectados, reforçando a força institucional da campanha”, complementou Nascimento.


Estratégias para 2025

De acordo com os organizadores, o sucesso da Semana do Pescado depende do envolvimento ativo de toda a cadeia produtiva. Para este ano, são recomendadas ações como:

--> Educação e conscientização: oficinas culinárias, palestras e conteúdos digitais sobre os benefícios do pescado;
--> Promoções no varejo: descontos especiais e produtos acessíveis destacados durante o período da campanha;
-->  Iniciativas institucionais: eventos com autoridades locais, parcerias com escolas e universidades, além de articulação com a imprensa regional.

“Com a nova estrutura, a expectativa é de crescimento entre 20% e 30% no volume de vendas durante a quinzena, além de maior adesão de redes varejistas, distribuidores, chefs, instituições de ensino e influenciadores digitais”, reforçou André Luiz Medeiros, médico veterinário e docente na UNIG e USU/RJ.

A organização da Semana do Pescado informa ainda que os materiais de apoio já estão disponíveis em ambiente digital e podem ser acessados gratuitamente pelos organizadores locais neste link. Em resumo, eles podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada região, garantindo unidade visual e flexibilidade de execução.


Mais que uma campanha: um movimento nacional

Realizada tradicionalmente entre 1º e 15 de setembro, a Semana do Pescado foi criada em 2003 e se consolidou como uma “segunda quaresma” para o setor. A iniciativa, em síntese, reúne supermercados, feiras, restaurantes, indústrias e produtores em um esforço conjunto de promoção, resultando em um aumento médio de 30% no consumo durante o período.

Em resumo, a escolha de setembro é estratégica: o objetivo é criar um novo pico de vendas no calendário do setor, além das datas já tradicionais como a Semana Santa e o fim de ano.

Sendo assim, ao longo de duas semanas, consumidores encontram preços atrativos, aprendem novas receitas em oficinas gastronômicas e descobrem a versatilidade do pescado – desde pratos simples do dia a dia até opções sofisticadas de frutos do mar.

“Mais do que impulsionar a economia, a campanha valoriza produtores e comerciantes, ao mesmo tempo em que reforça os benefícios do pescado: um alimento saudável, sustentável e cheio de sabor”, comenta André Medeiros.  

Em 2025, a expectativa é de que a Semana do Pescado alcance ainda mais pessoas. “É assim que consolidamos essa campanha como um movimento nacional em defesa da saúde, da sustentabilidade e da valorização da cadeia produtiva”, finaliza Ana Paula do Nascimento.

Para mais informações, acesse o site oficial da Semana do Pescado ou acompanhe as novidades nas redes sociais da campanha em: @semanadopescado.


 

Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Canva

2025, Ana Paula do Nascimento, André Luiz Medeiros, consumo, food service, Semana do Pescado, Semana do Pescado 2025, Semana Santa, varejo

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3