Setor de proteína animal apresenta Fórum ProBrasil
Indústria

Setor de proteína animal apresenta Fórum ProBrasil

Recém-criado ProBrasil é composto por 8 associações, entre elas a Abipesca

10 de dezembro de 2021

arroba publicidade
Nesta segunda-feira (6), 8 associações do agronegócio brasileiro apresentaram o Fórum ProBrasil- Proteínas do Brasil ao presidente Jair Bolsonaro e a outros representantes do governo, entre eles a Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina e o Secretário da Aquicultura e Pesca (SAP), Jorge Seif Jr. 
 
O recém-criado ProBrasil é composto pela Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes(Abiec), Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), Associação Brasileira de Reciclagem Animal  (ABRA),  Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).
 
Juntas, essas associações formam um parque que emprega diretamente 1,4 milhão de trabalhadores em 754 indústrias associadas que produzem uma receita estimada em R$ 1 trilhão.
 
“O que procuramos, a partir de agora, com o ProBrasil, é a articulação do setor de proteínas, com sua logística e abastecimento, em busca conjunta de soluções para os problemas e gargalos da cadeia, dando continuidade ao processo de integração comercial entre governo e a iniciativa privada”, destaca a apresentação do ProBrasil.
 
O setor de proteína animal é líder mundial em exportação com 10,5 bilhões de dólares em receita cambial e terceiro maior produtor global. Já o segmento de alimentação animal é o terceiro maior em produção global, com produção de 85 milhões de toneladas em 2021. No segmento PET, são 144 milhões de animaizinhos no Brasil, com o Pet Food representando 80% do faturamento, cerca de 28,1 bilhões de reais, e que ao todo (Pet Food + Pet Vet + Pet Care) deve ultrapassar 50 bilhões em 2021. 
 
Já o setor de pescado possui faturamento em torno de 10 bilhões de reais, sendo 400 milhões de exportação e crescimento anual de 10%. São com mais de 400 espécies de pescado processadas e 16 mil empregos gerados. O Biodiesel e Bioquerosene e bioquerosene soma faturamento de 15 bilhões de reais por ano e envolvimento de 120 mil agricultores familiares.
 
Créditos: Divulgação

, exportações, Jair Bolsonaro, Mapa, pescado, ProBrasil, SAP, Seif Jr., Tereza Cristina

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3