Setor se reencontra na Fenacam'21 que começou nesta terça-feira (16)
Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a expectativa é que sejam gerados negócios da ordem de R$ 100 milhões
17 de novembro de 2021
Na noite desta terça-feira (16) foi realizada a cerimônia de abertura da 17ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 21). A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções de Natal (RN) e marca o reencontro do setor nos grandes eventos presenciais. Até a próxima sexta-feira (19) são esperados cerca de 5.000 visitantes, com mais de 100 empresas expositoras (nacionais e internacionais).
Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a expectativa é que sejam gerados negócios da ordem de R$ 100 milhões. A Feira tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN).
Como conta o portal do Governo do Rio Grande do Norte, a governadora do Estado, Fátima Bezerra abriu oficialmente o evento. “Este é um setor que tem crescido bastante e eu não tenho nenhuma dúvida de que as nossas exportações de camarão serão retomadas com vigor. Nosso governo seguirá dando todos os apoios e incentivos necessários para isso, porque entendemos que a conquista de novos mercados redunda em aumento de produção e, consequentemente, da geração de emprego e renda no nosso Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora, que também esteve acompanhada do vice-governador, Antenor Roberto e do titular da SEDEC, Jaime Calado.
“O Governo do Estado é parceiro do evento. Mas não só do evento. Somos parceiros de todo o setor produtivo. Este governo está de portas e braços abertos para quem deseja fazer negócios aqui. Sobretudo em um setor no qual nosso enorme potencial é reconhecido nacional e mundialmente”, ressaltou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha.
Já o presidente da ABCC, Itamar Rocha, falou que a Feira é um catalisador das grandes empresas nacionais e internacionais, além de ponte entre produtores e detentores de tecnologias. “Teremos 42 palestrantes de destaque, que irão falar sobre ostra, peixe e camarão. Com a Fenacam a gente prevê muitos negócios com empresas de fora. Isso é importante porque a carcinicultura é um setor que vai crescer muito em todo o mundo”, afirma.
Programação
A programação da Fenacam 21 contemplará: XVII Simpósio Internacional de Carcinicultura; XIV Simpósio Internacional de Aquicultura; XVII Festival Gastronômico de Frutos do Mar; XVII Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura e a XVII Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura.
Para a realização dos eventos técnicos – científicos e empresariais, a Fenacam contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão, os mais variados e atualizados temas sobre as atividades da carcinicultura e da aquicultura, brasileira e mundial.
ABCC, camarão, eventos de pescado, Fátima Bezerra, Fenacam, Guilherme Saldanha., Itamar Rocha