Sítio do RN é eleito a propriedade mais sustentável do Brasil em 2025
Aquicultura

Sítio do RN é eleito a propriedade mais sustentável do Brasil em 2025

Sítio São Felix/Primar Aquacultura, em Tibau do Sul, ganhou 1ª lugar na categoria “Pequenas Propriedades” do 9º Prêmio Fazenda Sustentável

15 de outubro de 2025

Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


O Sítio São Felix/Primar Aquacultura, propriedade dedicada ao cultivo de camarão e ostra localizada em Tibau do Sul (RN), conquistou o primeiro lugar na categoria “Pequenas Propriedades” do 9º Prêmio Fazenda Sustentável promovido pela Globo Rural.

Realizada no dia 25 de setembro, a premiação, que tem o objetivo de destacar as melhores práticas ambientais, sociais e econômicas do agro brasileiro, colocou a aquicultura orgânica potiguar como referência nacional em práticas sustentáveis através do Sítio São Felix/Primar Aquacultura.

À época da premiação, Marcia Kafensztok, responsável legal pela Primar Aquacultura, destacou a Globo Rural a importância do trabalho sustentável não só para o setor, mas principalmente para uma herança ao mundo.

“Quero agradecer aos organizadores desse evento, que joga luz no trabalho que a gente faz, à nossa equipe, à minha família. Se a gente entender que nosso planeta é dois-terços de água e a gente mal começou a trabalhar com a aquicultura, tem um universo monumental a ser explorado, para trabalhar com responsabilidade e sustentabilidade", disse Kafensztok.

Completaram como vencedores da categoria “Pequenas Propriedades”, a Fazenda Monte Alto, de Dourado (SP) que atua como café, e a produtora de laticínios Cabríssima Queijaria Artesanal, de Brasília, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.  


Sustentabilidade e produção de mãos dadas

Com atuação no Brasil em aquicultura orgânica, o Sítio São Felix/Primar Aquacultura se destacou entre 114 inscrições de 20 Estados e 30 modalidades produtivas. Em seus 42 hectares dedicados à produção, o espaço cultiva camarões e ostras, enquanto mantém outros 42 hectares em área preservada, equilibrando produção com conservação natural. Essa estratégia sustentável, de acordo com a proprietária, é a forma que a propriedade encontrou para biodiversidade e produtividade caminharem lado a lado.

Além disso, o sítio mantém parcerias com universidades e centros de pesquisa para fomentar inovações, como projetos de reprodução de ostras nativas e manejo aprimorado. Por isso, o Sítio São Felix/Primar Aquacultura também atua como polo de pesquisa ao receber estudantes para estágios, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas acadêmicas.


Outras categorias e vencedores

--> Na categoria Grandes Propriedades, a Fazenda Roncador, em Querência (MT), foi premiada por sua atuação em mensuração de emissões, sequestro de carbono e manejo de resíduos animais. A Fazenda São Paulo de Santo Antônio do Amparo (MG) e a Fazenda Pamplona, ficaram em segundo e terceiro lugar.

--> Já em Médias Propriedades, a campeã foi a Fazenda Camocim (ES), por adotar comércio justo, práticas biodinâmicas e preservação da fauna e da água na cafeicultura. A Fazenda Lobo (MG) e a Estância Colorada (MS) completam o ranking.  

 

Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos imagens: Canva

aquicultura, carcinicultura, malacocultura, Marcia Kafensztok, Prêmio Fazenda Sustentável, Rio Grande do Norte, Sítio São Felix/Primar Aquacultura, Sustentabilidade

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3