Tecnologia, sustentabilidade e muito conteúdo: o balanço do IFC 2024
Comercialização

Tecnologia, sustentabilidade e muito conteúdo: o balanço do IFC 2024

Evento registrou ainda outros números que colocam sua sexta edição como a maior de sua história

25 de outubro de 2024

O balanço final da sexta International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil), realizada entre os dias 24 e 26 de setembro de 2024, em Foz do Iguaçu (PR), registrou números que asseguram esta edição como a melhor de sua história.

Neste ano, o evento trouxe marcas que ajudam a reforçar oseu papel como um evento que integra a cadeia de pescados no Brasil e na América Latina:

4.000 participantes Mais de 150 empresas expositoras 175 trabalhos científicos inscritos Mais de 70 conferencistas Mais de 20 horas de conteúdo Especialistas de 4 continentes 10 eventos simultâneos 7 lançamentos de produtos inovadores para a aquicultura

Conteúdo + debates = alto nível

Altemir Gregolin, presidente do IFC Brasil, destaca que as palestras trouxeram um alto nível aos debates. “Foram mais de 70 conferencistas, sendo 15 internacionais”, explica.

Com conferências apresentadas por especialistas de quatro continentes e mais de 20 horas de conteúdo, o IFC Brasil 2024 explorou temas como Economia Azul, estratégias para exportação, acesso a crédito e inovações tecnológicas, destacando o potencial de crescimento do mercado brasileiro de pescados e a importância da sustentabilidade na produção aquícola.

Sustentabilidade, tecnologia e lançamentos

A sustentabilidade foi outro ponto de destaque no IFC Brasil 2024 através da iniciativa "Net Zero", que visou zerar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento. A medida, realizada em parceria com a consultoria Net Zero e certificada pela GPX, demonstra o compromisso do evento em promover uma produção de proteína com menor pegada de carbono.

Por outro lado, a Feira de Tecnologias e Negócios (VI Fish Expo) também obteve destaque. “Contamos com mais de 100 expositores e 150 marcas envolvidas, proporcionando um volume de negócios realizados que superou R$ 120 milhões”, completou Gregolin.  

Nela, foram apresentados lançamentos tecnológicos e soluções para a aquicultura e produção de pescados. Entre os destaques, estavam as empresas Brazilian Pet Foods, AquaGenetics, Têxtil Sauter, BSF Aquicultura, Bernauer Aquacultura, Niju Implementos Rodoviários, Hipra e Safeeds Nutrição Animal, que apresentaram suas novidades ao mercado.

Já a Cresol lançou o projeto Empreendedorismo Rural, voltado aos produtores de peixe e que tem o foco na produção de pescados para beneficiar, inicialmente, 25 piscicultores com assistência técnica para melhorar a rentabilidade da produção e consultoria financeira da Cresol.

Expositores Internacionais

O Club de Innovación Acuícola do Chile, que é parceiro internacional do IFC Brasil 2024, também esteve presente na sexta edição com quatro empresas associadas: Patagonia ROV, Orbe XXI, Enerpry e Satelnet. “O IFC Brasil 2024 é uma oportunidade única para fazer contatos, apresentar os desafios e as ofertas das empresas do nosso Club de Innovación Acuícola”, pontua o Diretor Executivo do Club de Innovación, Adolfo Alvial.

Espaço para o novo

Dez empresas com soluções inovadoras para a cadeia produtiva da pesca e aquicultura expuseram suas soluções no espaço Inova Aqua, área da feira destinada a startups em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Entre as startups participantes, a Aquário de Ideias, incubadora da UNESP no Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo, apoia mais de 50 projetos e startups como: a Sample, focada em biotecnologia para aquicultura, e a Growd, que desenvolve bioprodutos sustentáveis à base de algas. Outras iniciativas destacadas são o By Fish, grupo de oito startups alimentícias inovadoras, e a Unihub Toledo, da Unioeste, voltada ao desenvolvimento de tecnologias.

No Rio Grande do Sul, se destacou a NutriTech, que produz suplementos à base de farelo de arroz e a Usina do Peixe transforma resíduos em alimentos. Já a Aqualife Insumos fornece soluções sustentáveis para aquicultura, e a Bioconnex, em Toledo (PR), atua na assessoria ambiental. Por fim, a Catfish Engenharia, localizada em Vale Verde (RS), desenvolve tecnologias de automação e monitoramento utilizando sistemas bioflocos.


Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!


Créditos imagem: IFC Brasil

Feira, IFC, IFC Brasil, International Fish Congress

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3