Tecnologias e novos produtos desenvolvem a tilapicultura mineira
Indústria

Tecnologias e novos produtos desenvolvem a tilapicultura mineira

Empresas mineiras focam em novidades de alta qualidade para benificiar produtores, consumidores e tilapicultura em geral

09 de agosto de 2024

arroba publicidade

O desenvolvimento de uma cadeia de proteína animal, como a do pescado, é complexo e envolve uma série de desafios e considerações. Com empresas contribuindo de maneiras diferentes, o desenvolvimento da tilapicultura em Minas Gerais acontece quando os modelos de negócios aproveitam oportunidades e também são pensados "de trás para frente".

Na região, enquanto a Inproveter foca na produção de rações de alta qualidade e tecnologia, a Bem Fresco trabalha com distribuição de pescado de olho no aumento do consumo para fortalecer a cadeia produtiva como um todo.

De olho no peixe do vizinho

Em maio de 2018, os aumentos persistentes no preço do diesel desencadearam uma paralisação dos caminhoneiros em 24 Estados do Brasil, evento esse que marcou o momento inaugural da entrada da Inproveter no mercado de nutrição para peixes. 

“Com a greve dos caminhões, as rações de peixe de outras indústrias passaram a não chegar à represa de Três Marias por um período de 10 a 15 dias. E como nosso acesso era mais fácil para entregar lá, o pessoal [produtores] nos descobriu aqui. Então, aproveitamos”, lembra Eduardo Franco Amaral, médico veterinário, proprietário e diretor geral da empresa.

Especializada no desenvolvimento de produtos veterinários com foco na nutrição animal, a Inproveter está localizada na cidade de Bom Despacho (MG), a aproximadamente 160 km de Morada Nova de Minas. "Adquirimos a empresa em 1992 como uma fábrica de sal mineral e na época, vimos a oportunidade de ingressar no segmento de rações extrusadas para pets. Em 1998, inauguramos a primeira extrusora nesse segmento e em 2002, expandimos essa fábrica. Já em 2017, inauguramos uma nova unidade com 90 mil m²”, conta.

Naquele mesmo ano da inauguração da nova unidade da empresa, a tilapicultura já estava avançando para a represa de Três Marias. Logo, a proximidade com a região motivou a decisão de deixar a unidade anterior exclusivamente para a produção de rações para tilápia. 

Para comer mais peixe

A Bem Fresco se beneficiou dessa expansão do pescado na região, mas enxergando uma oportunidade de transformar a indústria pesqueira começando pela visão do consumidor. “Por que comemos tão pouco pescado, sendo uma proteína tão consumida no mundo e com tantos benefícios para a saúde?” Essa foi a pergunta inicial que, como explica Rafael Alvarenga Rocha, Diretor Comercial e de Marketing da Bem Fresco, deu origem, no ano de 2017, à empresa.

A distribuidora de pescado foi criada em parceria entre um sócio com experiência no varejo alimentar e o outro em consultoria de gestão. “A gente começou no ponto de venda, na marca e na ativação. Gosto de falar que nascemos de trás para frente. Todo mundo primeiro coloca o peixe na água e vê o que vai fazer. A gente não”, pontua. Atualmente, Rocha destaca que a empresa tem se dedicado ao desenvolvimento da aquicultura de pequena escala em Minas Gerais, promovendo parcerias com produtores locais e valorizando a produção regional. 

Em crescimento

A evolução da tilapicultura em Morada Nova de Minas e região tem possibilitado a expansão das empresas, o que resulta em benefícios para o próprio mercado. Na Inproveter, por exemplo, tecnologias aplicadas facilitam o manejo do piscicultor, economizando mão de obra. “Fomos a primeira empresa a implantar a granulada, através de granel, na região de Morada Nova de Minas, o que facilita o manejo do piscicultor e economiza na mão de obra”, conta Eduardo Franco Amaral.

Com capacidade de produção de 5 mil toneladas/mês, na unidade que produz exclusivamente a ração para peixes, a produção atual é de 15 toneladas por hora - e deverá chegar a 20 toneladas por hora até o final deste ano.

Já o crescimento da Bem Fresco tem mirado nas indústrias menores de pescado. Para englobar esse público, a empresa criou a marca Q-Pescado que, conforme Rafael Alvarenga Rocha, segue padrões de exigência, mas menores que a marca Bem Fresco, cujo padrão de qualidade é muito alto.

Ainda segundo Rocha, o papel da Bem Fresco é chamar a atenção para o consumo como motor do crescimento da categoria e não somente a produção. “Os dados mostram, inclusive em estudo divulgado pela Seafood Brasil, que o consumo médio de pescado do Brasil é bem abaixo da média mundial e do recomendado pela FAO/ONU. Além disso, Minas Gerais e Paraná têm os menores consumos per capita do País, mesmo sendo os grandes produtores. Esse é um tema pouco falado na cadeia, mas os números são alarmantes, enquanto a produção cresce constantemente”, reflete.

Sendo assim, o aumento do consumo de pescado e do ponto de vista da distribuição é desafiador. Os custos comerciais, de logística, de armazenagem, dentre outros, são altos e a infraestrutura ainda não é a ideal. “Estamos lidando com isso de duas formas: gestão e parcerias”, diz Rocha. E para a empresa continuar crescendo mais de dois dígitos por ano, como acontece desde a fundação, ele revela que o foco está no aumento de eficiência operacional, gestão, ativações constantes ao longo de todo o ano e parcerias com diversos setores.  

No caso da Inproveter, para o diretor geral da empresa, o diferencial é ter um departamento técnico todo estruturado e um rigoroso controle de qualidade da matéria-prima. E nesse caminho de expansão do pescado mineiro, o desenvolvimento a tecnologia em todos os setores é determinante. “Quando se tem tecnologia, o rendimento e a capacidade de produção são muito melhores”, finaliza Amaral.

Essa matéria é o texto 6 e último da série "Tilapicultura mineira: A nova morada da piscicultura brasileira" e integra a matéria de capa da Seafood Brasil #53. Clique aqui e leia na íntegra.
 
Créditos da imagem: Seafood Brasil

Bem Fresco, Eduardo Franco Amaral, Indústria, Produtos, Q-Pescado, Rafael Alvarenga Rocha, Tecnologia, tilapicultura

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3