“Tem Peixe na Quebrada” distribui mais de 1 tonelada de pescado
3ª edição da campanha volta a colaborar com a alimentação de famílias das periferias de SP
07 de abril de 2023
Pelo terceiro ano, a campanha “Tem Peixe na Quebrada” distribuirá mais de 1 tonelada de pescado até o próximo domingo (09) em algumas periferias da capital paulista. A ação é organizada pela Gastronomia Periférica - negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia -, em conjunto com a Seafood Brasil e a Solano Trindade - agência de fomento e fortalecimento da economia da cultura criativa.
“Mais da metade dos brasileiros não fazem as 3 refeições diárias básicas, o que torna movimentos como esse mais urgentes e importantes no combate à fome, à miséria, às situações de pobreza extrema. Essa dor da sociedade exige cada vez mais a nossa participação ativa e contínua para uma mudança permanente”, pontua Edson Leite, idealizador da Gastronomia Periférica.
Já Thiago Vinicius, da Solano Trindade, afirma que a ação de distribuição de peixe na periferia “traz uma mensagem de se colocar no lugar do outro, tem a ver com afeto, tem a ver com partilha. É uma alegria muito grande fazer parte disso, ver a alegria das pessoas que vão comer seu peixinho nessa data tão simbólica”.
Jardim Paulistano (Estrada da Cachoeira, 147), Jardim Lapena (Rua Serra da Juruoca, 336, próximo ao UBS) e Parque Esmeralda (Rua Padre José Antônio Romano, 65) são alguns dos locais onde a ação acontece.
As empresas Ambar Amaral, Frescatto Company, Mar & Rio e New Fish são as apoiadoras da campanha até o momento, mas negócios que tenham interesse em fazer parte da ação podem entrar em contato através dos e-mail falecom@seafoodbrasil.com.br e do telefone (11) 2578-5126.
“Este ano aumentamos o volume de pescado doado e, consequentemente, de pessoas atendidas, o que cumpre nosso propósito de aliviar a situação de insegurança alimentar pela qual passam milhares de famílias nas periferias de São Paulo. No entanto, como sabemos que uma ação pontual não resolve o problema, estamos em busca de parcerias para converter a campanha em um programa perene que combine a formação de talentos gastronômicos nas 'quebradas' e a aproximação das marcas de pescado deste universo para combater os desertos alimentares, gerar emprego e renda para as populações mais vulneráveis”, destaca Ricardo Torres, editor da Seafood Brasil.
Sobre a Gastronomia Periférica
A Gastronomia Periférica é um negócio social que visa a transformação das pessoas através da gastronomia e desenvolvimento humano. Fundada em 2012, por Edson Leite e somada com a atual sócia-gestora, Adélia Rodrigues, uma de suas principais ações é a escola periférica de gastronomia. O local tem a meta de promover o direito universal à inclusão social e cultura de jovens e adultos vulneráveis socialmente, através de um projeto de vida que seja posto em prática por meio da gastronomia e do desenvolvimento humano.
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
Sobre a Agência Solano Trindade
Criada em 2009, a Agência Solano Trindade desenvolve serviços de produtos que dialogam com a qualidade de vida das moradoras e moradores das periferias urbanas. O foco é desenvolver tecnologias sociais, sistemas alimentares, orgânicos e agroecológicos, com apoio ao empreendedorismo, geração de trabalho, renda e promoção do consumo consciente. Ela atua fortalecendo arranjos produtivos locais que promovam o desenvolvimento local e a cultura de paz. Na pandemia, a Agência Solano Trindade apoiou mais de 40 mil pessoas e distribuiu 10 mil cestas básicas, 22 mil marmitas e apoios financeiros às empreendedoras das periferias do Estado.
Créditos: Campanha "Tem Peixe na Quebrada"
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