Tropical Aqua destacou automação e biossegurança na Aquishow
Empresa apresentou parceria internacional para nacionalizar alimentadores e revelou avanço em projetos de grande porte
15 de junho de 2026
A Tropical Aqua marcou presença Aquishow Brasil a fim de consolidar seu posicionamento estratégico no mercado. Fundada há dois anos como um spin-off da Altamar — que completou 11 anos de operação —, a marca foca no fornecimento de filtros ultravioleta (UV) para desinfecção de água e filtros mecânicos de tambor rotativo. Além de atender o segmento de pescado, as soluções alcançam verticais como a irrigação agrícola, saneamento e a indústria de bebidas.
O fundador da empresa, Marcelo Shei, explicou que um dos principais movimentos da marca durante o evento foi a consolidação de uma aliança com a espanhola FishFarmFeeder, referência em sistemas de alimentação automática. “O objetivo da cooperação é nacionalizar a fabricação dessas máquinas no mercado brasileiro, eliminando a tributação de importação para praticar os mesmos preços vigentes na Europa.”
A Tropical Aqua detalhou as atualizações de portfólio levadas para a feira, com foco em ganho de eficiência e automação para os produtores:
>> Filtros UV de alta performance: nova geração equipada com lâmpadas americanas com vida útil de 16 mil horas, volume 30% superior ao padrão de mercado. As lâmpadas operam integradas a Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), permitindo a variação da dose de desinfecção em tempo real para assegurar o controle de patógenos.
>> Tambores rotativos e exportação: equipamentos atualizados com rotação variável e modelos com capacidade de vazão de até 1.500 m³/h, sendo os maiores disponíveis no cenário nacional. No último ano, 20% da produção dessa linha foi exportada para os Estados Unidos, e a empresa deu início à abertura de uma sede de distribuição no Chile.
Em paralelo, a Altamar segue expandindo sua atuação no desenvolvimento de sistemas de grande porte. Shei utilizou o espaço para destacar os resultados obtidos na unidade da GenoMar, referência global em genética de tilápia, localizada em Guapé (MG).
"Tivemos um incremento de sobrevivência de cerca de 20% no mesmo estágio em cima dos sistemas tradicionais, em ambiente biosseguro dando negativo para patógenos de interesse da espécie, em um sistema que permite diminuir uma semana no ciclo de produção".
Dando sequência ao plano de expansão, o grupo prepara para os próximos dias a inauguração de uma nova estrutura em Turvânia (GO).
Créditos da imagem: Seafood Brasil
Altamar, Aquishow Brasil, Automação, Biossegurança, Filtro UV, Parceria Internacional, pescado, Tambor Rotativo, Tropical Aqua







