Vendas no varejo brasileiro crescem 0,7% em novembro, diz IBGE
21 de janeiro de 2014
Crédito da imagem: Christian Ferrari
As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,7% em novembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a nona alta mensal seguida do indicador.
Na comparação com novembro do ano anterior, o volume de vendas cresceu 7%, enquanto a receita teve alta de 13,8% no mesmo período. No ano, as vendas avançaram 4,3%, e a receita, 12%. O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 1,1%, no período.
Segundo análise do jornal Brasil Econômico, o desempenho da economia no 3º tri não deve prejudicar varejo e a forte valorização do dólar nos últimos meses pode beneficiar ainda as empresas exportadoras.
A desaceleração dos indicadores econômicos no terceiro trimestre parece não desanimar as empresas do setor varejista. Mesmo com a projeção negativa do Produto Interno Bruto, de queda de 0,2%, e menor desempenho nas vendas do varejo, a temporada de balanços deve animar a maioria dos investidores.
Segundo o analista da Geral Investimentos, Carlos Müller, o Pão de Açúcar deve ser a empresa com maior lucro e com os melhores resultados. O grupo já divulgou seu balanço, como já informou o Seafood Brasil.
alta, IBGE, novembro, Pão de Açúcar, varejo