Argentina proíbe criação de salmão na Terra do Fogo
Aquicultura

Argentina proíbe criação de salmão na Terra do Fogo

De acordo com um comunicado à imprensa, cultivo de salmão vinha ameaçando a biodiversidade, especialmente as macroalgas

07 de julho de 2021

arroba publicidade
Os legisladores da província da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, aprovaram por unanimidade um Projeto de Lei (PL) que proíbe a criação de salmão na região. De acordo com um comunicado à imprensa divulgado pela organização ambientalista Rewilding Argentina, o cultivo de salmão vinha ameaçando a biodiversidade, especialmente as macroalgas. 
 
A Rewilding Argentina disse que a criação de salmão na região "ameaça não apenas o meio ambiente, mas também a saúde e a economia de seus habitantes". As informações são da Seafood Source.
 
O Greenpeace Argentina comemorou a aprovação do projeto de lei, que afirma tornar a Argentina o primeiro país do mundo a proibir a aquicultura do salmão. “Este evento abre um precedente histórico para o resto do país e do mundo. A Terra do Fogo evitará o desastre ambiental que a criação de salmão pode ter causado ”, disse  a organização no Twitter.  “ É um grande triunfo para os cidadãos e as organizações civis e ambientais ”.
 
O movimento local para impedir a aquicultura nas águas do sul da Argentina começou em março de 2018, quando foram assinados acordos entre a Innovation Norway, o Ministério da Agricultura e Indústria da Argentina, a Fundação Argentina para a Promoção de Investimentos e Comércio Internacional e a província da Terra do Fogo, na qual as partes se comprometeram a estudar as possibilidades de desenvolvimento da aquicultura local de salmão.
 
Organizações ambientais - incluindo Greenpeace, Rewilding Argentina (fundada pelo falecido empresário e conservacionista Douglas Tompkins, fundador das empresas de roupas Esprit e The North Face) e seu ramo de conservação do ecossistema marinho, Sin Azul No Hay Verde (SANHV) - argumentaram que a indústria representava um risco ao setor de meio ambiente e turismo da região.
 
Créditos da imagem: Pixabay

aquicultura, Argentina, greenpeace, Innovation Norway, Rewilding Argentina, salmão

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3