Brazilian Fish anuncia tilápia editada geneticamente para desempenho
Aquicultura

Brazilian Fish anuncia tilápia editada geneticamente para desempenho

Primeira tilápia nesses moldes no Brasil, projeto conta com suporte do Center for Aquaculture Technologies (CAT), dos Estados Unidos

20 de fevereiro de 2025

arroba publicidade
Participe agora do grupo da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!

Brazilian Fish anunciou o desenvolvimento da primeira tilápia geneticamente editada do País. Em resumo, para chegar a este resultado, a empresa utilizou tecnologias avançadas de edição de genes para assim, reproduzir uma variação genética que ocorre naturalmente em outras espécies - mas agora, tudo vai ser aplicada de forma precisa e controlada à tilapicultura.         

Para realizar a esse feito, em síntese, a Brazilian Fish contou com o suporte do Center for Aquaculture Technologies (CAT), dos Estados Unidos, estabelecendo uma parceria estratégica focada na edição de genes específicos da tilápia-do-Nilo. Sendo assim, segundo a empresa, a principal meta com a descoberta é justamente elevar o rendimento do filé e otimizar o desempenho produtivo dos peixes.

Ainda de acordo com a empresa, graças as técnicas utilizadas, os avanços genéticos que levariam décadas em programas de reprodução tradicionais foram obtidos em apenas 1 ano. Por fim, a iniciativa reforça o compromisso da empresa em promover soluções tecnológicas disruptivas, atendendo à crescente demanda por alimentos seguros e nutritivos, e ampliando a competitividade da tilápia brasileira no mercado internacional.

Detalhando o desenvolvimento

Após 2 anos de pesquisas preliminares e desenvolvimento de técnicas como indução reprodutiva e fertilização in vitro, a equipe de cientistas, em resumo, conseguiu produzir os primeiros lotes de tilápias geneticamente editadas. Sendo assim, os peixes obtidos estão atualmente sob avaliação rigorosa de desempenho e características genômicas.

Com essa descoberta, em síntese, a empresa espera uma transformação na tilapicultura nacional. Dessa forma, segundo a empresa, a nova tilápia promete reduzir o tempo de cultivo e o consumo de ração, tornando a produção mais eficiente e econômica. Além disso, a parceria entre Brazilian Fish e CAT contribui para posicionar o Brasil como líder na aplicação de biotecnologia no setor aquícola, oferecendo ao mercado global uma proteína animal sustentável, acessível e de alta qualidade.

Conformidades do projeto

Segundo informações da Brazilian Fish, todo o projeto desenvolvido está em conformidade com as regulamentações da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Ou seja, essa é a garantia de que todo o projeto segue um rigoroso protocolo de segurança.

Outro ponto é que em resumo, a Brazilian Fish também possui certificações que atestam a qualidade em biossegurança e mantém um Comitê Interno de Biossegurança para monitorar constantemente o processo. Sendo assim, a edição genética foi realizada de maneira segura, sustentável e acelera o progresso do melhoramento seletivo convencional, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos.


Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!


Créditos imagem: Canva

Brazilian Fish, genética, pescado, tilapicultura, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3