Certificação BAP cresce quase 15% em 2019, conforme relatório anual
GAA publica relatório anual de 2019 com 36 páginas sobre as realizações da organização no ano passado e as metas para os próximos anos
28 de fevereiro de 2020
A Aliança Global de Aquicultura (GAA) publicou o relatório anual de 2019 com 36 páginas sobre as realizações da organização no ano passado e as metas para seu trabalho de advocacia e educação pré-competitiva. Outro destaque do documento é o crescimento do seu programa de certificação em aquicultura: Best Aquaculture Practices (BAP), um dos certificados mais importantes de boas práticas em aquicultura no mundo.
O crescimento da participação e do programa BAP foi de quase 15% no ano passado: fechou com um total de 2.681, das quais 388 são plantas de processamento, 1.833 fazendas, 279 incubatórios, 132 fábricas de ração e 49 plantas de reprocessamento certificadas.
O programa havia encerrado 2018 com 2.287 instalações certificadas em todo o mundo.

O relatório também contém uma carta do presidente do GAA, George Chamberlain, que destaca as ações e os desafios para os próximos anos. “Estamos ansiosos para 2020, nossos olhos estão fixo no horizonte e no enorme desafio da humanidade de aumentar a produção de proteínas em 30% a 50% em 2050, reduzindo simultaneamente o impacto ambiental”, falou.
Chamberlain explicou que as ações do GAA vão além das certificações, como por exemplo os trabalhos com governos, associações e ONGs a fim de auxiliar produções a seguir as melhores práticas para melhorar a eficiência e a sustentabilidade. “A aquicultura terá um papel importante, mas devemos trabalhar duro para intensificar de forma sustentável nossos métodos de produção” destacou.
Além de atualizações sobre inovação e colaboração, uma seção sobre o alinhamento do GAA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e depoimentos dos principais interessados do setor também estão disponíveis no documento.
Aliança Global de Aquicultura (GAA), aquicultura, Best Aquaculture Práticas (BAP), George Chamberlain