Certificação no food service já é tendência em crescimento
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Certificação no food service já é tendência em crescimento

Para os representantes da ASC, este mercado irá amadurecer no Brasil com demandas próprios consumidores

29 de abril de 2024

Bares, restaurantes e chefs estão cada vez mais buscando produtos certificados e essa demanda está ligada a questões como padrões de qualidade, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. A adoção dessas certificações no food service foi o tema do episódio no Podcast Seafood Brasil com Ana Carolina Iozzi e Laurent Viguie, representantes da Aquaculture Stewardship Council (ASC). 
 
Conforme Viguie, na Europa, as certificações são divulgadas e comunicadas nos restaurantes para que os clientes escolham pratos com peixes certificados. "Na Europa, não se vende peixe sem certificação, e não apenas a ASC, outras certificações também são empregadas", diz.
 
Iozzi lembra que no Brasil e especificamente na cidade de São Paulo, chefs têm buscado produtos rastreáveis, como é o caso do restaurante Jamie Oliver. “Há restaurantes que estão preocupados com a certificação, e este é um movimento de demanda crescente”, diz. 
 
Para os representantes da ASC, este mercado irá amadurecer no Brasil à medida que os restaurantes oferecerem produtos certificados que passam a ser demandados pelos próprios consumidores.
 
Tendências de consumo e gerações futuras
 
A transição geracional e as mudanças nos padrões de consumo também estão influenciando a demanda por produtos mais sustentáveis. "Vemos uma tendência aqui no Brasil e no mundo inteiro no crescimento dos pescetarianos", comenta Ricardo Torres, CEO da Seafood Brasil. 
 
Iozzi completa que é preciso atender às preferências alimentares de forma inclusiva. "A alimentação precisa ser inclusiva como um todo. Você tem que aceitar um vegetariano, alguém que escolhe o pescado, e o movimento de escolha de produtos orgânicos responsáveis."
 
Para ela, no Brasil, as pessoas que se preocupam com a rastreabilidade e a origem dos alimentos valorizam essas questões e fazem parte de uma geração que está cada vez mais atenta ao que consome e de onde vem o que consome.
 
Conforme Iozzi, esses consumidores desempenham um papel crucial para impulsionar a cadeia produtiva. Para conhecer como a geração Z tem estimulado o consumo de pescado, leia aqui.  
 
Credibilidade e auditorias independentes da ASC
 
A ASC promove e reconhece práticas aquícolas responsáveis através de um selo voltado ao consumidor e um dos pontos fortes de sua certificação é a credibilidade e a transparência proporcionadas por auditorias independentes. "Existem selos com objetivos muito parecidos e toda a certificação tem o seu. Você escolhe uma com um determinado objetivo, o que eu quero atender ou o que eu quero demonstrar ao meu consumidor com aquilo", explica a representante enfatizando que o selo ASC aumenta a confiança dos consumidores na aquicultura segura e responsável.
 
Podcast Seafood Brasil
 
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Créditos da imagem: Canva
 

 

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